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Os benefícios do sorgo para a saúde

Além de saboroso e prático, o alimento contém bons níveis de vitaminas e minerais

cultivar413 / Flickr / CC BY 2.0

Muitos não conhecem, mas o sorgo é um cereal com alto potencial nutritivo e fácil de utilizar na culinária. O alimento oferece diversos benefícios para a saúde do corpo e, só por isso, já valeria a pena incluir na sua dieta.

Utilizado cada vez mais no mundo por conter bons níveis de vitaminas e minerais, além de ação antioxidante, o sorgo também é um grande aliado das dietas sem glúten. E, se você é adepto de uma alimentação equilibrada, pode utilizar este cereal em forma de farinha para preparar bolos, panquecas, pães e biscoitos. Essa é a versão mais prática e versátil de se beneficiar deste alimento.

Quer utilizá-lo de uma maneira mais elaborada? Cozinhe o grão e prepare deliciosos risotos ou sirva-os nas saladas. Outra opção é torrá-lo numa panela com um pouco de azeite, como se fosse pipoca. Agora que você já sabe o que é o sorgo e como pode prepará-lo, confira os benefícios para a saúde.

Aparelho digestivo: uma única porção de sorgo contém 48% da ingestão diária de fibra dietética recomendada. A quantidade de fibra dietética presente no sorgo melhora a funcionalidade do sistema digestivo.

Controle da Diabetes: o sorgo é rico em taninos e tem enzimas que inibem a absorção do amido pelo corpo, o que pode ajudar a regular os níveis de insulina e de glicose no corpo.

Doença Celíaca: o sorgo pode ser consumido com segurança pelas pessoas alérgicas ao glúten. 

Redução de colesterol: as fibras dietéticas ajudam a diminuir o colesterol perigoso - LDL. Com a inclusão do sorgo na dieta melhora-se à saúde do coração previne-se a ataques cardíacos e derrames.

Prevenção do Câncer: os antioxidantes reduzem a chance de vários tipos de câncer, incluindo câncer de esôfago.

Osteoporose e artrite: a saúde óssea do corpo também se beneficia pelas quantidades elevadas de magnésio encontradas no sorgo, o que aumenta a absorção do cálcio no organismo, fundamentais para o desenvolvimento do tecido ósseo.  

Desenvolvimento Celular: o cobre e o ferro são também encontrados no sorgo em quantidades significativas. O cobre contribui para aumento da absorção de ferro no corpo e evita anemias.