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Oito alimentos que combatem alergias respiratórias

Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, eles fortalecem o sistema imunológico e ajudam a minimizar o processo alérgico

Ksayer1 / Flickr: Lime Lemon / CC BY-SA 2.0

Corrimento nasal, espirros, coceira nos olhos e irritações cutâneas. Esses sintomas são típicos de quem sofre com alergias respiratórias. Mesmo evitando poeira, ácaros, tapetes e cortinas, ou utilizando filtros ou desumidificador para os ambientes, ainda assim muitos continuam com o problema. De fato, na primavera, em função da grande concentração de pólen, aumenta-se a predisposição às alergias sazonais.

A estação das flores já se despede aos poucos, mas nem sempre os sintomas alérgicos desaparecem junto. Para alguns, os problemas amenizam, já para outros basta uma mudança de ambiente para os sintomas darem o ar da sua graça. Mas tem como dar um chega pra lá nas alergias respiratórias durante o ano todo, adotando uma dieta mais natural. Alguns alimentos, se ingeridos regularmente, reforçam o sistema imunológico e ajudam a combater alergias, trazendo mais conforto e disposição ao seu dia-a-dia.

1 – Frutas cítricas

As frutas cítricas, como a laranja, o limão e a tangerina, têm um alto teor de vitamina C, contribuem para a defesa celular e aumentam à resistência a infeções respiratórias. O consumo diário de frutas ajuda a manter o nível de antioxidantes no organismo.

2 – Brócolis

O ácido fólico é um excelente antioxidante e está presente nos legumes, principalmente, nos verdes escuros. O brócolis, por ser um vegetal rico em ácido fólico e vitamina C, alivia e até erradica os sintomas alérgicos.

3 – Alho e cebola

O alho é rico em alicina. Essa substância proporciona uma importante ação anti-inflamatória e antibacteriana e atua no combate a rinite alérgica. A quercetina, presente no alho e na cebola, é outra substância que ajuda a combater alergias, agindo como um anti-histamínico.

4 – Salmão

O salmão, rico em ácidos graxos ômega 3, combate a inflamação e ajuda a prevenir os sintomas de alergia. O alimento também pode melhorar a função pulmonar.  Além do salmão, podem ser incluídas na dieta a truta e a sardinha.

5 - Couve

A couve é rica em pigmentos que contribuem no combate dos sintomas da alergia. A grande quantidade de ácido fólico presente neste alimento também melhora o sistema imunológico.

6 - Salsa

A salsa é um vegetal rico em nutrientes, como a vitamina C, que elimina as bactérias prejudiciais e protege o organismo das alergias sazonais.

7 – Hortelã

A hortelã fresca é um excelente descongestionante para o nariz e a garganta. Esta erva medicinal proporciona alívio aos pulmões e aos brônquios e reduz as irritações causadas pela rinite e alergias da primavera.  A dica é beber o chá, aplicar algumas gotas de óleo desta planta no nariz ou usá-la como um expectorante.

8 - Mel

Uma colher de mel por dia pode auxiliar na redução das alergias, principalmente as causadas pelo pólen. O mel tem partículas de pólen e ao consumi-lo, o corpo se habitua, o que faz com que o organismo produza uma defesa natural contra a reação alérgica.  A dica é consumir durante todo o ano e de preferência o mel produzido na região.