Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Homeopatia é uma opção para alergias

Medicamentos buscam tratar a causa das reações alérgicas e não apenas seus sintomas

William Brawley / Flickr / CC BY 2.0

Os remédios são receitados conforme as respostas aos alérgenos e o grau de alergia de cada paciente

A alergia é uma resposta do corpo a algo estranho ao organismo que chega a atingir 30% dos brasileiros, conforme dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). As substâncias que provocam alergia, chamadas de alérgenos, como poeira, pelos de cachorro e alguns alimentos, podem estimular reações como coceira na pele, nariz irritado, espirros e dificuldades para respirar. As condições do ambiente também podem agir como disparadoras das alergias, como a baixa umidade do ar, que concentra poluentes alérgenos e tendem a prejudicar, principalmente, o sistema respiratório. A homeopatia pode ser uma boa alternativa para tratar quem sofre desses sintomas porque pode fazer com que aos poucos a pessoa fique menos sensível ao que provoca sua alergia.

Entender o processo alérgico

Um dos tipos de alergia mais comuns entre os brasileiros é a rinite alérgica. O processo alérgico é desencadeado por um alérgeno que, quando entra pelo nariz através da respiração, encontra células de defesa chamadas mastócitos. Quando o pó entra no corpo, a pessoa alérgica libera substâncias como a histamina através dos mastócitos. Esses químicos liberados pelo corpo são responsáveis pelos sintomas da alergia, como coriza, coceira e ardência nos olhos. Remédios convencionais contra a alergia contém anti-histamínico, que minimiza os sintomas das alergias e são conhecidos por causar sonolência e outros efeitos colaterais.

A homeopatia busca tratar a causa da alergia e não seus sintomas. Os medicamentos são feitos de acordo com cada paciente, suas respostas aos alérgenos e o grau da alergia, de forma mais individualizada. As doses pequenas dos remédios homeopáticos são preparadas a partir de quantidades muito diluídas do mesmo agente patogênico que causa a alergia. Uma pessoa alérgica a leite, por exemplo, pode receber um medicamento homeopático com quantidades muito diluídas da bebida. O tratamento faz com que o corpo se acostume lentamente, curando a pessoa alérgica.

Só o tratamento não basta

Alergias são respostas ao sistema imunológico do corpo e procurar fortalecer a imunidade pode ser um esforço complementar a um tratamento homeopático. Descansar, alimentar-se de maneira balanceada e praticar exercícios físicos são coisas que ajudam o corpo a combater doenças e a responder de maneira menos agressiva às alergias.Se buscamos manter o copo mais equilibrado, cuidamos para que o remédio homeopático tenha um efeito mais efetivo. Mudar a mudar a alimentação, aumentar a ingestão de líquidos e o descanso podem fazer com que a reação à poluição e outros alérgenos não seja tão intensa durante épocas propícias ao desenvolvimento de alergias, em períodos de clima seco, por exemplo.

Foto: Thinkstockphotos