fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Filosofia » Filosofias Orientais » Budismo

Filosofia

Dalai-lama aprova casamento gay

Em entrevista, o líder espiritual do budismo tibetano considerou ‘ok’ a união entre pessoas do mesmo sexo
Bruno Torres
11/06/15

Durante visita aos Estados Unidos, Tenzin Gyatso, o 14º dalai-lama, expressou apoio ao casamento homossexual e condenou a homofobia, prática que julgou como uma “violação dos direitos humanos”. As declarações foram feitas em uma entrevista ao apresentador Larry King (CNN).

Para o religioso, se duas pessoas do mesmo sexo “sentem que essa forma é a mais prática, a mais satisfatória, se os dois concordam, então, ok.”  

As pessoas devem seguir as regras da sua religião sobre sexualidade, ponderou. O casamento homossexual deveria ser aceito “universalmente, de acordo com as leis de cada país”.

Sobre os crimes de homofobia, Gyatso reforçou que “a perseguição e a violência não são boas” e podem ser qualificadas como uma “violação dos direitos humanos”.

No Ocidente, as afirmativas do dalai-lama tiveram boa repercussão e foram consideradas como um avanço já que, anteriormente, em um de seus livros, ele havia afirmado que o sexo “só deve envolver órgãos destinados à relação sexual”. No entanto, as declarações podem gerar repercussão negativa em algumas correntes budistas mais tradicionais que julgam a homossexualidade como “má conduta”.


Recomendados
Gerais

9 benefícios do Tai Chi e como começar

Não se sabe ao certo a origem do Tai Chi Chuan,...

Gerais

A filosofia estóica e sua relação com a nossa vida

Não é segredo que desde que as primeiras corren...