fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Decoração » Harmonização

Harmonização

A cor das paredes influencia o sono?

Estudo sugere que pintar o quarto de azul ou verde pode garantir horas a mais de descanso
Bruno Torres
27/09/19

Se você não tem tido boas noites de sono, o problema pode não estar ligado à rotina estressante ou a problemas de insônia, mas sim à cor das paredes de seu quarto. Azul, amarelo e verde podem ser as cores mais apropriadas para pintar o dormitório, segundo os resultados de um estudo conduzido pelo Centro de Sono de Edimburgo, na Escócia, que pesquisou 2 mil lares britânicos.

Células ganglionares, localizadas na retina de nossos olhos, são as responsáveis por essa relação entre cores e horas de sono, de acordo com a pesquisa. Elas formam o nervo óptico e são a única saída de informações da retina. Conforme a interação com a luz ou a ausência dela, as células ganglionares transmitem informações para o cérebro que podem afetar nosso comportamento: as cores influenciam a forma como percebemos a luz e podem trazer estímulos para o relaxamento ou a agitação.

Azul para dormir

O resultado da pesquisa mostrou que a média de horas dormidas por noite de quem possui quartos pintados na cor azul foi superior à média de quem possui quartos de outras cores, ficando em torno de 7 horas e 52 minutos. A alta média estimulada por essa cor estaria relacionada ao poder calmante trazido por ela. Oitenta e cinco por cento dos participantes que dormem em quartos azuis tendem a acordar se sentindo mais descansados e com pensamentos positivos. Isso porque a cor potencialmente pode ajudar a desacelerar os batimentos cardíacos e a reduzir a pressão arterial ao longo da noite, conforme indicou a pesquisa.

Outras cores favoráveis ao sono são o verde e o amarelo, que vieram em segundo e em terceiro lugar da tabela elaborada pelos pesquisadores, proporcionando aos participantes da pesquisa 7 horas e 40 minutos e 7 horas e 36 minutos de sono, respectivamente.

Roxo é estimulante

A cor roxa, por outro lado, atua como um estimulante mental e ficou no chão da lista da relação entre cores e horas dormidas, com apenas 5 horas e 56 minutos de horas por noite. Ela estimula as atividades cerebrais, sendo famosa entre os artistas por estimular a criatividade, o que dificulta o relaxamento na hora de dormir. Durante o sono, ela pode proporcionar sonhos muito reais e até mesmo pesadelos.

Marrom e cinza também devem ser evitados nas paredes do quarto. Segundo os pesquisadores, essas cores são depressivas e podem trazer pensamentos negativos durante a noite, além de fazer os ocupantes se sentirem isolados e emocionalmente desconfortáveis.

Profissão e cor do quarto

Curiosamente, profissionais que possuem cargos que entram em contato com grandes quantias de dinheiro, como banqueiros e agentes imobiliários, tendem a optar por um repertório de cores associadas a riqueza, com uma tendência a terem detalhes dourados em seu quarto, diz o estudo. Construtores, professores e funcionários públicos preferem a cor azul e trabalhadores de loja são mais propensos a cores como marrom.


Recomendados
Gerais

6 plantas para cultivar em casa sem medo

Que cuidar de plantas é uma verdadeira terapia,...

Gerais

Como decorar um quarto pequeno?

Confira dicas e truques simples para otimizar o...