Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Como ter cachos definidos

Cabeleireira dá dicas para quem quer manter os cabelos cacheados lindos, bem cuidados e sem frizz

Brent Gambrell / Flickr: Girls with big hair and big smiles! - Middlesboro KY photographer / CC BY-ND 2.0

É impossível negar. Há uma crescente tendência para os cacheados assumirem suas ondas. Em um país com alto índice de miscigenação, em que 70% da população têm cabelo cacheado – segundo pesquisa do Instituto Beleza Natural e da Universidade Nacional de Brasília –, aos poucos, o natural vence a batalha contra as químicas que desmancham os encaracolados e tornam todos as madeixas igualmente lisas.

Para largar o hábito dos alisantes é necesário reaprender a cuidar de seus cachos. Felizmente, o mercado da beleza tem voltado sua atenção para esse tipo de cabelo e muitas técnicas foram desenvolvidas ultimamente.

Corte

O primeiro cuidado está no corte apropriado, aquele que ajuda a formar o cacho. “É fundamental que ele seja pensando nesta textura de fio, já que as técnicas para desfiar os fios são diferentes e podem destruir seu cacho”, afirma Milly Olmos, cabeleireira especialista em cachos e diretora artística do salão Berlin Hair, em São Paulo.

Segundo Olmos, as opções de corte são muitas. “Os cortes com poucas camadas evitam o volume, ideal para mulheres que ainda estão tomando coragem com seus cachos ao natural”, afirma. Aquelas mais ousadas podem podem adquirir volume com um corte em camadas. “Há o clássico chanel com muitas variantes no comprimento, já que pode ir na altura baixo dos ombros, ou na altura das orelhas”, cita.

Mulher branca de cabelos loiros e cacheados

Sem secador

Cachinhos bonitos requerem atenção. O ideal é sempre aplicar leave-in ou creme para definir cachos todas vez que lavar o cabelo. “Prefira sempre fazer esse ritual pela manhã, dessa forma conseguira deixar secar natural”, ensina Olmos. Outra dica é não mexer nos fios enquanto eles secam. “Assim eles vão ficar mais definidos, sem frizz e com movimento”, diz. Quem tem cabelos com uma ondulação mais leve pode encaracolar algumas mechas com os dedos. “Será um efeito babyliss natural”, finaliza.

Sono tranquilo

O frizz (cabelo arrepiado) aumenta após uma noite de sono, quando os cachos amassam no travesseiro. O culpado é atrito do cabelo na fronha de algodão. Para reduzir esse efeito, prefira fronhas acetinadas, pois os tecidos de algodão costumam absorver a hidratação e o fator emoliente dos produtos aplicados. As mulheres de cabelo curto ainda podem usar toucas acetinadas para dormir.

Tratamentos

Os cabelos cacheados costumam ser mais porosos, portanto, essa etapa é importante para manter os fios alinhados e brilhantes. “A textura é mais áspera e pode dar a sensação de ressecado ou maltratado, para evitar ou reverter esse efeitos pode utilizar shampoos e tratamento de hidratação que trabalhem a porosidade capilar”, ressalta a cabeleireira. Outra dica é evitar água muito quente, pois ela aumenta a porosidade. “A temperatura fria, todavia, fecha as cutículas do fio, por isso um último enxágue de água gelada proporcionará brilho e saúde para os fios”.

Cores

Os cacheados podem sim mudar a tonalidade de seus fios. Entretanto, saiba que todo processo químico pode danificar ou prejudicar a saúde dos fios, aumentando o frizz. “A descoloração sempre é mais agressiva que uma coloração”, afirma Olmos. Isso não significa que a técnica seja proibida. Basta buscar uma linha com shampoos, condicionador e máscara voltada para fios coloridos. “As hidratações extras também são importantes para recuperar sua qualidade natural”, finaliza.

Foto 2: Maria Schaefer Photography /Flickr /CC BY-ND 2.0