fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Como emagrecer de maneira saudável?

Eric Slywitch, médico nutrólogo e especialista em alimentação sem carne, fala sobre seu livro Emagreça sem Dúvida, obra que defende uma alimentação mais saudável e sem proteína animal
Da redação
27/09/19

Conhecer o próprio corpo

“Para que possamos entrar em harmonia com o corpo, primeiro precisamos saber como ele funciona” diz Eric Slywitch, médico, especialista em nutrologia e diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Emagreça sem Dúvida é seu trabalho recente que tem como objetivo ampliar o autoconhecimento dos leitores sobre a alimentação e o funcionamento do próprio corpo em busca da alimentação mais saudável.

“Quando conseguimos fazer uma composição alimentar adequada, é possível, ao mesmo tempo, ingerir um balanço suficiente de nutrientes e não agredir o corpo. Isso faz com que o emagrecimento aconteça de maneira natural e gradativa”, destaca o médico. Em seu livro, o especialista apresenta cardápios e receitas saudáveis para transformar a alimentação e explica a função de cada alimento na manutenção da saúde do organismo.

Os motivos da transformação

“Esse acaba sendo o maior segredo no processo da alimentação, entender porque estamos fazendo determinadas mudanças quando incluímos alguns alimentos e retiramos outros”, afirma. Slywitch aponta a responsabilidade que cada um possui sobre a saúde e o funcionamento do corpo. Ele também alerta para os cuidados com a alimentação:

Números que assustam

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade já atinge 51% da população brasileira acima de 18 anos. No caso das crianças, o número também é alarmante. Hoje, segundo pesquisa do IBGE, 33,5 % das crianças brasileiras sofrem de sobrepeso. Além do fast-food e das frituras, alimentos industrializados como doces e refrigerantes estão entre os maiores vilões no caso da obesidade infantil.

Não é possível detectar um único culpado para explicar esses números. A publicidade, a influência do fast-food estadunidense e a grande disponibilidade de alimentos inadequados em todos os lugares fez com que, aos poucos, o povo se acostumasse ao industrializado e desconsiderasse os alimentos mais nutritivos.

Lançado em novembro de 2012, o documentário Muito além do peso, produzido pela Maria Farinha Filmes em parceria com o Instituto Alana, alerta para a obesidade na infância relacionada com a compulsão das crianças pelo consumo de bens e, mais especificamente, da comida. O filme traz para o espectador um alerta importante sobre o fato das crianças não conhecerem alimentos como frutas e verduras e reconhecerem facilmente marcas e nomes de produtos industrializados.

Em paralelo a essa realidade, as revistas de beleza e os editoriais de moda perpetuam o estereótipo de pessoas magras, o que produz um evidente paradoxo, pois a indústria de entretenimento que anuncia refrigerantes e doces, responsáveis pela atual epidemia de obesidade, é a mesma que utiliza nesses anúncios pessoas magras e saudáveis. A busca pela magreza nesse caso se fundamenta apenas na aparência e não na qualidade de vida e no cuidado com a saúde e com a alimentação.


Para saber mais sobre alimentação saudável:
Alimentação viva
Maus hábitos alimentares
Alimentação sustentável
Alimentação interfere na felicidade?
Suplementos alimentares saudáveis


Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...