Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Últimos Acessos

Saiba mais sobre

Como decorar um quarto pequeno?

Confira dicas e truques simples para otimizar o espaço da sua casa e deixar o ambiente mais harmonioso

University of Exeter / Flickr / CC BY 2.0

Apostar em cores especificas pode tornar o espaço do seu quarto agradável para o repouso

Decorar um apartamento pequeno nem sempre é tão fácil quanto parece. Os cômodos minúsculos dificultam a circulação no local e podem, inclusive, obrigar a deixar de lado aqueles móveis que sempre sonhou.

Para melhorar o ambiente, o Portal NAMU listou uma série de dicas importantes para você se inspirar e dar o up que sua casa tanto precisa. Confira!

  • Cores: nunca pinte as paredes com cores escuras, elas podem produzir a sensação de que o quarto é menor. A solução é utilizar sempre tons mais claros, neutros e suaves. Usar o branco significa ganhar espaço. A cor azul é reconhecida por ser relaxante. Porém, não se esqueça de adicionar alguns detalhes com tonalidades mais quentes. Um objeto ou um móvel pequeno, como um velho criado mudo repaginado, pode se tornar uma bela peça de mobiliário e dar um jeito na decoração.

  • Espelhos: eles produzem um truque de percepção de que o espaço é mais amplo. Essa ilusão é um clássico que funciona muito bem e tem sido cada vez mais comum em ambientes pequenos. Uma parede espelhada visualmente dobra o ambiente do quarto e o deixa muito elegante.
  • Janelas: se o quarto possui janelas, lembre-se de manter as cortinas abertas para aproveitar ao máximo a luz natural. Isso pode ser feito sem abrir mão da privacidade. Basta adicionar cortinas, como as famosas persianas.

  • Armários: é muito importante maximizar o espaço de armazenamento. Quando o quarto possui armários embutidos, que vão do chão ao teto, o aproveitamento é melhor. Organização também é fundamental para ganhar mais espaço.
  • Prateleiras: fazer o uso do espaço das paredes é outra opção que ajuda a ampliar os locais de armazenamento. Há vários modelos de prateleiras que podem servir como um toque de decoração, como as tradicionais tábuas retas horizontais, tábuas com dois níveis ou ainda aquelas em formato quadrangular.

  • Cama: se possível opte por camas com gavetas. Outra parte que deve ser bem aproveitada é a cabeceira. Utilizá-la para guardar objetos é uma maneira inteligente de aproveitar espaço. Quanto aos travesseiros, procure utilizar fronhas coloridas. Não fique com medo de misturar padrões e combinar estampas grandes com pequenas, abstratas e geométricas. Para quem é solteiro, beliches também são boas opções.
  • Móveis planejados: os móveis sob medida são ideais para quem tem quarto pequeno. Esse tipo de peça, feita para um determinado espaço, pode ser um investimento muito interessante. Com eles é possível aproveitar ao máximo cada centímetro.

Todas essas dicas são importantes, porém, é bom ter sempre em mente que o espaço é a expressão da sua personalidade. Ele deve ser aconchegante, um refúgio longe da correria do dia a dia. Ele é um santuário e deve ser tratado como tal.

Foto 1: avlxyz / Flickr / CC BY 2.0
Foto 2: William Hook / Photoree / CC BY 2.0
Foto 3: 
Amy Gizienski / Flickr / CC BY 2.0


Veja também:
Casa Aberta: dezenas de inspirações para o aconchego do seu lar
Dicas de feng shui para decorar a casa
Dicas de iluminação para sua casa