fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Boca » Higiene

Estética

Higiene bucal: boca saudável, corpo equilibrado

Manter uma higiene bucal adequada evita infecções e previne contra problemas como anemia e osteoporose
Da redação
27/09/19

A boca é uma área que possui muitas bactérias, sendo a maioria delas inofensivas para nosso organismo. Uma boa higiene bucal - escovar os dentes sempre após as refeições e passar fio dental diariamente - pode ajudar no controle dessas bactérias e evitar infecções orais que tendem a causar a degradação dos dentes e a inflamação da gengiva.

O que é higiene bucal?

A higiene bucal é a melhor maneira de manter os dentes e a gengiva saudáveis. Ela previne mau hálito, tártaro, gengivite, cáries e uma série de doenças como periodontite e outros problemas na boca.

Cabe ressaltar que os cuidados com a boca não contribuem apenas para que você tenha boa aparência. Além da parte estética e da prevenção das doenças citadas acima, a higiene bucal contribui para que seus dentes fiquem saudáveis e em ordem, o que favorece a mastigação dos alimentos e a fala.

A higiene bucal caseira é feita em casa, com uma boa escovação e o uso correto do fio dental para retirar resíduos de entre os dentes. Porém, pelo menos duas vezes ao ano deve ser feita uma higiene mais profunda para a retirada de placas que se formam nessas estruturas. Nesse caso, deve-se procurar um dentista.

Veja também: como fazer hidratante labial em casa

o que é uma higiene bucal

Doenças associadas à falta de higiene bucal

Olhar para a boca pode significar olhar para todo o corpo. Além de prevenir doenças, a higiene bucal ainda pode apontar sintomas de que seu organismo não está equilibrado. Inclusive, muitas pesquisas têm associado problemas de gengivas ou o enfraquecimento dos dentes a doenças como anemia, endocardite, diabetes e osteoporose.

Anemia

Uma gengiva esbranquiçada pode ser sinal de anemia. Estar anêmico significa não ter o número suficiente de glóbulos vermelhos no sangue ou não ter os níveis adequados de hemoglobina nos glóbulos vermelhos.

Como essas células são responsáveis pelo transporte de oxigênio, a falta delas faz com que as células do corpo não recebam taxas adequadas de oxigênio, prejudicando o funcionamento de todo o organismo. Portanto, na hora de realizar a higiene bucal, é aconselhável ficar atento à cor da gengiva.

Endocardite

Endocardite é uma inflamação dos músculos e das válvulas do coração causada por infecções bacterianas. Inclusive, as bactérias que causam a gengivite podem aumentar os riscos de desenvolver a doença. A gengivite é a inflamação da gengiva que pode ser notada quando ela está bem vermelha e sangra durante as escovações.

Quando há um sangramento desse tipo, as bactérias até então presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea e chegar ao coração. Assim, elas se multiplicam e impedem o coração de funcionar adequadamente, deixando-o menos eficiente.

Diabetes

Uma pessoa com diabetes tem maiores chances de ter problemas bucais pelo baixo controle das taxas de açúcar no sangue. Isso porque esse descontrole pode influenciar na quantidade de glóbulos brancos, nossa principal defesa contra infecções bacterianas.

Além da maior incidência de contágios infecciosos, diabéticos ainda podem sofrer com boca seca e com sensibilidade e inflamação da gengiva.

Problemas de gengiva já costumam ser mais comuns em pessoas com diabetes. E pessoas que sofrem com doenças na gengiva tendem a ter mais dificuldade de controlar as taxas de açúcar no sangue, segundo informações divulgadas pela Mayo Clinic, clínica norte-americana especializada em informações médicas.

Ou seja, isso pode levar a um ciclo de problemas, caso a higiene bucal não seja efetuada de maneira adequada.

A boca seca também pode facilitar a ação bacteriana. A saliva ajuda a tirar os restos de comida que ficam nos dentes e neutraliza ácidos produzidos pelas bactérias da boca. Com a diminuição do líquido, os dentes ficam menos protegidos de invasões e as bactérias se multiplicam mais rápido.

Osteoporose

O enfraquecimento ou a queda de dentes podem estar associados à osteoporose. É o que sugere o Instituto Nacional de Osteoporose e Doenças Relacionadas aos Ossos dos Estados Unidos.

A osteoporose é uma doença responsável por tornar os ossos menos densos e, portanto, mais sujeitos a fraturas. O artigo publicado pela instituição revela que uma baixa densidade óssea do maxilar pode ser um sintoma da doença.

Dicas sobre higiene bucal e cuidados com os dentes

A higiene bucal caseira é composta por alguns hábitos simples, porém essenciais. Portanto, siga as recomendações abaixo e caso observe alguma alteração nos dentes (escurecimento, rachaduras) ou nas gengivas (sangramento, coloração diferente), procure imediatamente um dentista.

  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições (café da manhã, almoço e janta);
  • Utilize o fio dental diariamente, pelo menos duas vezes por dia (após as principais refeições);
  • Prefira produtos de higiene bucal com flúor, inclusive o creme dental e o enxaguante;
  • Evite o consumo excessivo de doces e refrigerantes, alimentos ricos em açúcar. Lembre-se de uma alimentação equilibrada influencia na sua higiene bucal. Portanto, prefira a ingestão de sucos naturais, frutas e verduras.
  • Troque a sua escova dental a cada três meses;
  • Evite o consumo excessivo de café, já que ele amarela os dentes;
  • O tabagismo também deve ser evitado, pois além de comprometer a saúde dos dentes, provoca mau hálito;
  • Visite o seu dentista regularmente. Converse com ele sobre a necessidade do uso de aparelho e próteses dentárias. Embora muitos julguem esses acessórios estéticos, eles contribuem para a saúde e higiene bucal, já que alinham ou substituem dentes que faltam. E como mencionamos anteriormente, o correto posicionamento dos dentes interfere na mastigação e na fala.

Quer transformar o seu corpo e a sua mente através da mudança de hábitos? Então conheça os cursos do NAMU. Online e em vídeo, eles foram criados especialmente para que você possa alcançar uma vida mais equilibrada, seja através da alimentação, da prática de atividades físicas ou até mesmo da meditação.


Recomendados
Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...

Gerais

Quais os benefícios de um curso de cosméticos naturais e veganos?

A produção caseira de cosméticos naturais e veg...