Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Ayurveda: o conhecimento da vida

Saiba mais sobre a história, os princípios e o tratamento desta ciência milenar

Hernán Piñera / Flickr: Sombra / Shadow / CC BY-SA 2.0

Algumas doenças chegam de “surpresa”, como se simplesmente tivessem aparecido sem nenhuma explicação, porém pode não ser bem assim. O corpo humano trabalha em conjunto, e se alguma área estiver mal, logo refletirá nas demais. O ayurveda, antiga medicina indiana, busca, por meio de diversas técnicas, entender o por quê a pessoa chegou a esse estado e o que pode ser feito para evitar futuros problemas.

“Nesta ciência, acredita-se que não é preciso estar doente para se curar, mas sim se curar antes de ficar doente, mantendo um estilo de vida e um equilíbrio entre corpo, mente e espírito para atingir esse objetivo”, declara a especialista Márcia de Luca em entrevista exclusiva ao Portal Namu.

Quer saber mais sobre a história e os princípios dessa medicina? Continue a leitura:

Onde surgiu a medicina ayurveda?

Criada há mais de 5 mil anos, a técnica indiana é uma das mais antigas do mundo. Ayur significa vida e veda conhecimento (ciência): o conhecimento da vida. Também pode ser chamada de o segredo da longevidade.

A prática surgiu no Brasil há poucos anos, se comparada a seu histórico no oriente. Apesar de não ser tão utilizada quanto a medicina convencional, a ayurveda ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros.

Diferente do que muitos pensam, a ayurveda não possui cunho religioso, pelo contrário, é uma filosofia que pode ser praticada por qualquer pessoa.

Quais os princípios da filosofia ayurveda?

A medicina ayurveda parte da ideia de que tudo que ocorre no corpo humano, tanto física como emocionalmente, é resultado da alimentação, ou seja, os alimentos têm influência direta na saúde mental e física. Ela se baseia no pensamento: “corpo são, mente sã”.

Por isso, o princípio dessa filosofia é que para ter uma boa qualidade de vida, é necessário um total equilíbrio dos doshas. E para se chegar a essa harmonia, outras técnicas são indicadas, como o yoga, as massagens e a culinária ayurvédica. 

O que são doshas?

A ayurveda vê cada ser humano como um ser único com suas próprias particularidades. No entanto, para classificá-lo dentro da filosofia, foi necessária a criação de três perfis, que são chamados de doshas: vata, pitta e kapha. Cada um possui características diferentes e, para atingir a plenitude (ou, pelo menos, chegar próximo a ela), é preciso cuidá-los.

Cada dosha tem suas necessidades e, por isso, cada um é tratado de uma determinada forma, por meio de massagens e alimentação diferenciadas. O dosha dominante em cada pessoa se mantém no decorrer da sua existência. No entanto, ele pode sofrer alterações em função de diversos fatores, como o meio no qual vive o indivíduo, tipo de alimentação, entre outros.

Nem sempre é possível viver de acordo com a própria natureza e, por isso, surgem os desequilíbrios. Mas com tratamento, é possível reencontrar novamente sua essência e, com ela, o tão buscado equilíbrio.

Confira como são cada um dos doshas:

Vata

Combina os elementos água e fogo. São pessoas que geralmente possuem um raciocínio rápido e muito ansiosas. São suscetíveis a constipação.

Pitta

Representada pelos elementos fogo e água. São indivíduos com personalidade mais explosiva. Possuem, geralmente, a pele oleosa e propensas a enfermidades cardíacas, estomacais e suscetíveis à artrite.

Kapha

Os elementos são água e terra. Costumam ser pessoas de temperamento calmo, no entanto, quando ocorre desequilíbrio, apresentam obesidade e diabetes.

Como é o tratamento?

Na medicina ayurveda, cada indivíduo passa por uma avaliação para descobrir o seu dosha. O cabelo, pele e tipo físico também podem ajudar nessa classificação.

Após isso, serão prescritas uma série de massagens especiais, a indicação de uma dieta alimentar para obter o equilíbrio, bem como a receita de medicamentos à base de ervas para limpar o organismo. Outras recomendações são feitas de acordo com o tratamento, como a prática do yoga.

Nessa medicina alternativa, é essencial que o indivíduo passe por uma limpeza do intestino para liberação das toxinas presentes no corpo.

O tratamento por meio da medicina ayurveda pode trazer uma série de benefícios à saúde, como aumento da imunidade, nutrição da pele, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento muscular, equilíbrio emocional e até a cura de algumas doenças, como depressão, problemas respiratórios e alergias.

A especialista em ayurveda Caru Alencar ensina como preparar um mix de especiarias para cada dosha.