Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

6 receitas com peixe para a Sexta-feira Santa

Aprenda o passo a passo de pratos saudáveis, práticos e deliciosos para o almoço em família

cattalin / Pixabay / CC0 Creative Commons

Uma das datas mais esperadas no calendário cristão é a Sexta-feira Santa. Comemorado sempre na semana do Domingo de Páscoa (ressureição), o dia dá ênfase à crucificação de Jesus Cristo, filho de Deus e salvador do mundo, que morreu para dar a vida eterna. Mas apesar de ser lembrada como uma época triste e de penitência, muitos aproveitam essa sexta para juntar a família e preparar um grande almoço.

Carne vermelha? Nem pensar! A Sexta-feira Santa conta com um cardápio mais leve e à base de peixes e frutos do mar. Bebida alcoólica também não entra na lista, já que esse período é "apartado para o luto". De acordo com a igreja católica, a abstinência da carne serviria como um pequeno sacrifício em memória de Jesus Cristo. É abster-se do prazer, dar testemunho e ser solidário aos necessitados.

Seja pela religião ou por simples tradição, se você não consome carne vermelha nessa data e gostaria de aprender novos pratos com peixe, está no lugar certo. Confira, a seguir, 6 receitas para inovar na Sexta-feira Santa.

Tajine de peixe com legumes

Cansou do bacalhau de sempre? Que tal experimentar uma receita criativa e deliciosa? O tajine é um prato típico marroquino e é feito com carne, legumes e temperos. Nessa versão, a chef Carina Müller ensina o preparo feito à base de peixe e legumes. Delicioso, não? Aprenda a receita aqui.

Salmão com maracujá

O salmão é outro peixe que dá super certo com qualquer receita. O molho de maracujá dá um toque mais ácido ao prato, o que o deixa extremamente saboroso. Você pode acompanhar a delícia com um arroz branco, ou 7 grãos, com legumes. Aprenda a receita aqui.

Salada de bacalhau com brotos

Agora, se você não abre mão do bom e velho bacalhau, aqui vai uma dica: esse prato é ótimo para quem deseja ter uma entrada caprichada ou então um prato principal mais leve. Composto por brotos de folhas verdes, damasco e castanha-do-Pará, essa salada é ideal para manter a saúde do organismo. Aprenda a receita aqui.

Peixe grelhado e salada crocante

É adepto dos grelhados? Então confira essa receita de peixe grelhado com salada crocante. Além de delicioso, o preparo é saudável, pois leva vagem, cenoura, coentro, gengibre e tainha fresca. O prato segue o conceito de slow food. Aprenda a receita aqui.

Peixe em papelote

Chegou a vez dos assados! Essa receita é feita com filé de peixe, cenoura, cebola, temperos e vinho branco, que pode ser substituído. Você também precisa ter em mãos papel manteiga para cobrir todos os ingredientes. O prato pode ser servido como refeição principal, o acompanhamento fica a seu critério. Aprenda a receita aqui.

Moqueca de peixe

E para terminar, nada como uma delícia da culinária brasileira. A moqueca de peixe é leve, prática e saudável, pois leva leite de coco natural e pouco azeite de dendê. Você pode ainda incrementar o prato com arroz branco e farinha de mandioca. Incrível, não? Aprenda a receita aqui.


Gostou das receitas? Que tal aprender mais pratos saudáveis sem sair de casa? Nas aulas online de gastronomia do Namu, você confere o passo a passo de cardápios saborosos e funcionais. Vamos lá? Conheça os cursos de alimentação aqui.