Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

5 receitas de sucos naturais e deliciosos

Além de práticas, as bebidas hidratam o corpo e contribuem para a manutenção do organismo

dennisyang988 / Pixabay / CC0 Creative Commons

Manter o corpo hidratado é importante para repor a água perdida durante o dia, seja em algum exercício físico ou em atividades laborais. O problema é que muitas pessoas só lembram de ingerir a bebida em épocas quentes, quando a sede se torna mais visível, e não se atentam ao fato de que no outono e no inverno também é preciso se hidratar.

O ideal é consumir 2 litros de água por dia, segundo especialistas. Praticantes de atividades físicas um pouco mais. Entre os benefícios da ingestão dessa bebida destacam-se: hidratação, eliminação de toxinas, perda de calorias, transporte de nutrientes e fortalecimento capilar.

E os sucos?

Beber água é uma delícia, mas um suquinho também tem suas vantagens. Você sabia que os sucos naturais hidratam e ainda contam com diversos outros benefícios? As frutas presentes na composição dessa bebida são a peça fundamental para dar sabor e energia ao que já é bom.

Melancia e melão, por exemplo, são deliciosos e contêm nutrientes importantes para a manutenção do organismo. Ao preparar sucos caseiros e, de preferência, sem açúcar, também estará contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

Dica: esqueça os produtos industrializados, eles contêm altos níveis de açúcar e conservantes, que se ingeridos com frequência ajudam no aumento de peso, aparecimento de cáries, além de algumas doenças, como diabetes. Prefira bebidas sem açúcar, caso a fruta seja adocicada, ou use uma pitada de mel na receita.

Preparado? Aprenda, a seguir, 5 receitas de sucos deliciosos e saudáveis.

Suco melancia com gengibre

A melancia é rica em água. Apesar de não se destacar tanto das outras frutas em relação as suas propriedades funcionais, o alimento tem grande importância na saúde. Por exemplo, a melancia tem baixas calorias e ação antioxidante, que ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardiovasculares. O gengibre, por sua vez, é um ótimo anti-inflamatório, pois ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Aprenda a receita aqui.

Suco de coco e tâmara

Essa receita é uma boa alternativa para quem gosta de uma bebida mais docinha. Tanto a água quanto a polpa do coco possuem vitaminas e minerais. A presença de magnésio, cálcio e fósforo ajudam a fortalecer diversas regiões, como dentes, unhas e cabelo. O miolo da fruta tem fibras que regulam o intestino. Um suco bem nutritivo, não acha?

Aprenda a receita aqui.

Suco de jabuticaba

Você sabia que a jabuticaba é nativa do Brasil? A pequena delícia é sucesso garantindo quando aparece em qualquer cardápio. A sua casca apresenta compostos fenólicos, que têm ação antioxidante e combatem os radicais livres, causadores de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce das células. Por isso, lave bem a jabuticaba e prepare o suco com a casca. A frutinha também tem bons níveis de vitamina C, vitamina B1 e potássio.

Aprenda a receita aqui.

Suco energizante

Açaí, banana, gengibre e água. Anotou? Esses são os ingredientes do suco energizante, ótimo para quem pratica atividades físicas. Entre os nutrientes do preparo, destacam-se os carboidratos de fácil absorção, vitaminas, minerais e substâncias anti-inflamatórias.

Aprenda a receita aqui.

Suco verde

Com certeza já ouviu falar em suco verde. A bebida é uma das mais procuradas quando o assunto é desintoxicação do organismo. A verdade é que além de hidratar o corpo, o suco pode, de fato, desintoxicar, regenerar e nutrir, além de regular o intestino. Essa receita é composta por 60% de frutas e 40% de folhas verdes. Uma dica é tomá-lo em jejum pela manhã.

Aprenda a receita aqui.


Um bom suco pede uma boa refeição! Então, se deseja aprender receitas práticas, deliciosas e saudáveis, confira as aulas online de gastronomia do Namu Cursos.