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5 frutas cítricas ótimas para manter o organismo saudável

Além de deliciosos, esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais e boas opções para complementar um cardápio equilibrado

Jennifer Chait / Flickr / CC BY-SA 2.0

As frutas ácidas, também conhecidas como cítricas, fazem parte do dia a dia e têm um sabor inigualável. Há quem não goste, mas verdade seja dita: não há como resistir ao toque daquele limão na salada, não é mesmo? O mais legal é que além de saborosos, esses pequenos alimentos são fáceis de encontrar. Em uma simples ida ao mercado é possível comprar laranja, tangerina, lima, limão e abacaxi, que podem incrementar sucos e sobremesas. Mas você realmente sabe da importância dessas delícias para a saúde?

Já não é novidade que as frutas são naturais e muito saudáveis. As propriedades nutricionais desses alimentos são as responsáveis por torná-los funcionais e ótimas opções para quem deseja ter um cardápio equilibrado, não é à toa que nutricionistas recomendam a ingestão de três unidades por dia. Algumas tem um toque mais doce, outras, mais ácido, mas não deixam de ser a primeira indicação para complementar o café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Por isso, não se limite à clássica frase “não preciso comer frutas”, pois elas podem ajudar na prevenção de inúmeros problemas. Quer saber como? Confira, a seguir, os benefícios de 6 frutas cítricas:

Jabuticaba

Você sabia que essa fruta é brasileira? Pois é, e ainda tem inúmeros benefícios. A jabuticaba possui altos níveis de compostos fenólicos na casca, pigmentos capazes de captar os radicais livres, substâncias causadoras do envelhecimento precoce das células e doenças degenerativas. Além disso, tem ação antioxidante e anti-inflamatória e conta com alto valor de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na cicatrização.

Saiba mais sobre a jabuticaba e conheça outros benefícios aqui.

Aprenda uma receita com a fruta aqui.

Kiwi

A fruta é rica em vitamina C, inclusive mais do que a laranja. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e o potássio encontrado na composição ajuda a reduzir a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos. O kiwi também é ótimo para regular o intestino, isso por conta das fibras solúveis que possui, e a ação diurética auxilia na redução de inchaços.

Saiba mais sobre o kiwi e conheça outros benefícios aqui.

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Laranja

Quem não ama laranja? Essa fruta é uma das mais consumidas entre a população brasileira, seja para comer na salada de fruta, no suco natural, no molho, in natura ou até com aquela feijoada. Assim como as demais, a laranja possui bons níveis de vitamina C, importante substância que previne gripes e resfriados. Também contém cálcio, potássio, fósforo e magnésio. O bagaço, que normalmente é descartado, possui pectina, que ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a imunidade contra infecções.

Saiba mais sobre a laranja e conheça outros benefícios aqui.

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Morango

Hum, morango é tudo de bom. Além de deliciosa, essa pequena fruta é funcional. A cor avermelhada deriva das antocianinas, substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e fortalecem o sistema imunológico. A vitamina B5 também marca presença e auxilia na manutenção de gordura no corpo humano, além de produzir energia e aliviar sintomas de males como o estresse.

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Tangerina

Também conhecida como mexerica ou bergamota, a tangerina não pode faltar na lista. A fruta tem bons níveis de vitamina A, B e C, ácido fólico e cítrico, compostos fenólicos, magnésio e potássio. Além disso, as fibras insolúveis encontradas na composição ajudam no bom funcionamento do organismo.

Saiba mais sobre a tangerina e conheça outros benefícios aqui.

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É importante ressaltar que esses benefícios só podem ser alcançados com a ingestão constante das frutas, além de uma alimentação balanceada e vida equilibrada.

Curtiu aprender sobre esses benefícios? Que tal por em prática tudo isso? Utilizar as frutas em receitas criativas e saudáveis também pode ser uma ótima alternativa para quem não quer se restringir a fruta in natura.

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