Instituto Chão

O Instituto Chão é um espaço de convivência e economia solidária para experimentação de novas forma de relação. O local contém uma mercearia e um café com produtos orgânicos e artesanais, plantas e cerâmica artística. 

Tudo que é vendido ou servido lá é repassado ao consumidor diretamente pelo preço da compra. Os custos do instituto (inclusive frete de produtos, perdas, salários e taxas do cartão) estão expostos em um painel no local. A única fonte de financiamento do Instituto Chão são os frequentadores, que podem contribuir com o necessário para cobrir os custos operacionais ou com o quanto puderem e quiserem para a manutenção do espaço.

O diferencial do projeto é que além de mais transparente, usa uma forma muito eficiente de comercialização, já que não há exploração do produtor, nem de funcionários e, mesmo com a contribuição para a manutenção do projeto, gasta-se menos, pois não há especulação no preço dos produtos. O instituto busca a construção de uma rede horizontal e participativa de relações comerciais, priorizando pequenos produtores e relações de trabalho mais democráticas. Assim, amplia-se o consumo de produtos mais sustentáveis, promove-se a redistribuição de renda e a descentralização do poder.

Para ajudar, basta frequentar o espaço e participar da construção do projeto, fazendo compras, propondo e realizando atividades e debatendo o projeto em reuniões com outros frequentadores. 

Às sextas-feiras, das 17h00 às 21h00 tem música ao vivo.
A cafeteria funciona às quantas e quintas-feiras das 14h00 às 19h30, às sextas-feiras das 10h00 às 21h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.
Os horários da feira e da mercearia estão na lista abaixo.

Fotos: Divulgação Instituto Chão


Veja também:
A cultura colaborativa invade a cidade
Inovação e sustentabilidade
Quanto você paga por um café?

Funcionamento

Quartas e quintas-feiras das 10h00 às 20h00, sextas-feiras 10h00 às 16h30 e sábados 10h00 às 18h00

Endereço

Rua Harmonia, 123
Sumarezinho,São Paulo 11 35300907
Instituto Chão
[email protected]

Formas de Pagamento