O que é

A yoga é uma das seis escolas védicas da tradição hinduísta — as outras cinco são: nyaya, vaisheshika, samkhya, purva mimamsa e vedanta. Elas compõem o corpus ortodoxo da religião hindu.

Yoga pode ser entendida tanto como uma cultura de redirecionamento do praticante a tudo aquilo que é espiritual, portanto, um caminho. Ela também pode ser compreendida como um objetivo último, que dá sentido à vida, reintegrando-a com o poder cósmico e universal. Contrariamente à vedanta, cujo enfoque está na aquisição de um conhecimento intelectual, os sistemas de yoga propõem outras metodologias, as quais, por sua vez, buscam o encontro com o si  supremo, momento em que o indivíduo se desapega do mundo material e atinge a eterna contemplação da realidade.

A palavra “yoga” refere-se à união que pode se estabelecer entre o ser individual (atman) e o ser cósmico universal (Brahman). Essas duas substâncias encontram-se efetivamente separadas, provocando uma sensação de vazio existencial no ser humano, a qual o impulsiona, primeiramente, à busca pela satisfação pessoal e, posteriormente, ao conhecimento espiritual. Essa última etapa pode ou não culminar na “realização do si”, ou seja, na completa satisfação espiritual advinda da conexão com o divino.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Essência do hinduísmo

Essência do hinduísmo
Guia

Yoga Nataraja

Yoga Nataraja
Palestras e Entrevistas

A essência hinduísmo

A essência hinduísmo

Possibilidades

veja mais sobre o tema