O que é

O taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa chinesa que tem como conceito chave o Tao, palavra que em chinês pode significar “caminho”, “estrada”, “curso” ou “método”.

Para essa tradição, o Tao é a força cósmica subjacente que cria o universo, compreendendo em si o fluxo natural de surgimento e desaparecimento dos fenômenos, os quais dele emergem e a ele retornam.

O texto mais importante do taoísmo, o Tao Te Ching (Livro do Caminho e da Virtude, c. 300 a.C.), declara que o Tao é a “fonte” do universo, assim considerado princípio criador, mas não como uma divindade. A natureza manifesta-se espontaneamente, sem uma intenção superior, cabendo ao ser humano integrar-se, por meio da “não-ação” (“wuwei”) e da espontaneidade (“ziran”), ao seu fluxo e ritmos, para alcançar a felicidade e uma vida longa.

O taoísmo não se configurou como uma religião, no sentido mais comum do termo. Ele é uma combinação de ensinamentos de várias fontes, manifestando-se como um sistema que pode ser filosófico, religioso ou ético. Essa tradição também pode ser apresentada como uma cosmovisão e um modo de vida.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Lucia Lee explica o que é tao

Lucia Lee explica o que é tao

Para pensar

Como o praticante do taoísmo se relaciona com questões atuais?

O taoísmo consiste em aceitar e buscar compreender a dinâmica da vida. Nesse sentido, a ênfase taoísta na coexistência harmônica entre pessoas e natureza ganha nova força nos dias atuais. Longe de s...

VEJA MAIS

Possibilidades

Filosofia da Educação

veja mais sobre o tema