Ramificações

A filosofia de Platão se divide- em três campos:

Platonismo da Academia. A Academia de Platão (ou Academia Platônica, Academia de Atenas ou Academia Antiga) foi fundada por Platão, aproximadamente em 384 a.C./383 a.C. em Estagira. É essa escola informal de Platão que se incluem pensadores do mundo grego antigo, muitos deles em registros apenas em seus Diálogos, como Teeteto, Leodamas de Tasos e Neoclides, além de duas mulheres, Asioteia de Filos e Lasthenia de Mantinea. Não há registros oficiais de ensinamento de disciplinas, sendo mais provável o uso da dialética em diálogos filosóficos.

Médio-platonismo. Refere-se ao período em que a filosofia de Platão é interpretada durante os primeiros séculos da era imperial (do século 1 a.C. ao século 2 d.C.). Está datado como uma forma de platonismo surgida depois da morte de Antíoco de Ascalão (130 a.C.-68 a.C.), filósofo acadêmico eclético do século 1 a.C., estendendo-se até o início do século 3 d.C. O prefixo “médio” pode ser tido como transição entre o platonismo cético do período helenístico e o neoplatonismo que floresceria a partir do século III. Hoje se considera que também tiveram muita importância para a formulação racionalista da mensagem religiosa na Patrística.

Para pensar

O que significa “amor platônico”?

Na filosofia platônica, a noção de “ideal” não deve ser compreendida como algo idealizado, e sim por um modo de ser radical, cujas determinações sejam puramente inteligíveis. Esse máximo de ideação ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema