fbpx
Logo portal NAMU

O que é

A palavra “filosofia” significa, em grego, “amor pelo conhecimento” ou “amor pelo saber”. É o exame crítico dos fundamentos das crenças e uma análise dos conceitos básicos utilizados na expressão dessas mesmas crenças. Em razão disso, a reflexão filosófica é um elemento central na história intelectual humana.
Ela é a produção infinita e ilimitada de pensamento crítico em torno de qualquer assunto ou tema. Propõe problemas e faz uma análise de questões como o amor, a linguagem, a fé, a ciência e a realidade. Antes de a filosofia ocidental surgir, o mundo foi palco de outras linhas de pensamento como budismo, taoísmo e hinduísmo. Depois do surgimento do pensamento grego, a filosofia passou a explicar o mundo sem a utilização dos mitos, apenas com a razão e a lógica.
Em um sentido amplo, a filosofia é uma atividade de pessoas dedicadas a entender verdades fundamentais sobre si mesmos e o mundo em que vivem. Ela é uma tentativa de compreender como as coisas funcionam no mais amplo sentido possível do termo. Os indivíduos que estudam filosofia estão perpetuamente empenhados em perguntar as questões mais básicas da vida e dos assuntos aos quais dedicam sua atenção. Essa busca sistemática feita pela filosofia se divide, tradicionalmente, nas seguintes áreas: metafísica, epistemologia, estética, ética, lógica e história da filosofia. No entanto, há também estudos filosóficos mais específicos vinculados às áreas de educação, biologia, política, direito, religião, ciência, mente, literatura, arte, história, matemática, tecnologia e linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *