O que é

O iluminismo é um movimento que coloca a razão no centro do debate. É no uso crítico e adequado da racionalidade que o ser humano pode realizar o progresso social e espiritual.

A liberdade é o conceito organizador do iluminismo. É através dela que o uso crítico da razão é possível, promovendo um avanço no debate das ideias, na formulação das leis e das regras sociais. No aspecto prático, a livre troca dos bens de consumos permite desenvolver a sociedade.

O iluminismo rejeita a ideia de alienação ou passividade. É tarefa do ser humano desenvolver uma consciência ativa de si e do mundo. Não cabe a ele aceitar a imposição de dogmas, religiosos ou políticos. No iluminismo, o indivíduo luta para ser cidadão.

O uso da técnica e o domínio da natureza caracteriza a forma burguesa na política: é o símbolo do cidadão que vive sob a ordenação do Estado, que acredita nas leis e que exige a liberdade econômica para a evolução social.

Para pensar

Há limites para o discurso racional?

Quando falamos em razão, não se pode acreditar na perspectiva ingênua de que ela não esteja suscetível ao erro. Ela pode ser esclarecedora, mas também pode produzir ideologias e ações perversas. Por...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema