O que é

Os principais objetos de estudo dessa área da filosofia são as práticas educacionais e as teorias pedagógicas. Essa filosofia procura organizar as ideias sobre aprendizagem e debater como o potencial dos alunos pode ser ampliado e impulsionado. Também está dentro do âmbito desse saber filosófico discutir o papel dos educadores em sala de aula, na escola e na sociedade. As tarefas mais importantes da filosofia da educação são, portanto, a análise e a formulação exata do que significam os conceitos “educação” e “pedagogia”.
 
• Educação é o processo pelo qual um indivíduo transmite para outros o conhecimento e as habilidades necessárias para a vida adulta. Além de ser natural aos seres humanos, aprender é um ato social e participativo. Educar significa levar inspiração para as cabeças das pessoas, não apenas preencher o cérebro com a memorização de equações, fatos e datas. 

• Pedagogia, por sua vez, é o conjunto de teorias, princípios e métodos voltados para a educação e o ensino. É ela que fornece as ferramentas àqueles que buscam inspirar pessoas. Professores são profissionais importantíssimos para qualquer país que pretenda ter uma sociedade justa.

Dessa forma, a filosofia da educação é um campo do saber que preza pela reflexão rigorosa a respeito do pensamento pedagógico e do ensino formal, ou seja, aquele que já está sistematizado. Em razão disso, essa área do conhecimento não trata do processo de ensino que ocorre no dia a dia, mas daquele que é feito dentro das escolas ou de espaços voltados para o ensino. 

Vivencie

Palestras e Entrevistas

O que é justiça restaurativa?

O que é justiça restaurativa?
Palestras e Entrevistas

Adriana Carranca: Malala e a literatura infantil

Adriana Carranca: Malala e a literatura infantil
Palestras e Entrevistas

Malala e a luta pela valorização da mulher

Malala e a luta pela valorização da mulher

Possibilidades

Filosofia da Educação

veja mais sobre o tema