O que é

Confucionismo é um sistema de pensamento chinês baseado nos ensinamentos de Confúcio (forma latinizada de “Kung Fu Tzu”, ou “Mestre Kung”, séc. VI a.C.). É uma visão de mundo, uma ética social uma ideologia política e uma tradição acadêmica. Alguns historiadores caracterizam o sistema ético e de valores do confucionismo como uma forma de humanismo chinês.

O confucionismo trata de como viver, no âmbito pessoal e social, tendo como temas principais a ética e a política, com a quase ausência de questões metafísicas. Caracteriza-se pela revitalização de virtudes passadas, um modo de vida ritualístico, reverência aos ancestrais e uma religiosidade centrada no ser humano.

O objetivo de Confúcio era restaurar a ordem na sociedade, que considerava mergulhada no caos intelectual, ético e social. Para isso, ele enfatizava a necessidade de se cultivar a moralidade individual e a harmonia na sociedade, dentro de princípios definidos pela tradição. Preocupava-se como o bem-esta social e procurou padronizar a vida em família, o sistema social e o governo.

Possibilidades

veja mais sobre o tema