O que é

A maioria dos tratamentos estéticos atuais se baseia em duas grandes invenções: a aplicação de toxina butolínica (botox) ou o uso de ácidos para o peeling. Porém, há também outras maneiras de cuidar da beleza. Elas vão desde fórmulas caseiras até um acompanhamento contínuo com um dermatologista, que é o profissional mais indicado para apontar quais os melhores métodos e produtos para cada pessoa e tipo de pele. O espectro também inclui o yoga facial e automassagem e exercícios para fortalecer a musculatura do rosto.

Botox

A toxina botulínica tipo A (botox), um composto profundamente venenoso segregado pelas bactérias Clostridium botulinum e Clostridium parabotulinum, não é utilizada somente para fins estéticos. Sua aplicação teve início na década de 1980, na área da oftalmologia, onde era usada para o relavamento dos músculos oculares, sendo um grande fator no tratamento do estrabismo. Atualmente ela serve para o tratamento de vários problemas, entre eles, o combate ao suor excessivo e às dores de cabeça crônicas em adultos. O botox possui alguns efeitos colaterais, entre eles, a atrofia da musculatura após muitas aplicações no mesmo local. O botox também pode produzir problemas respiratórios graves. O uso desse medicamento cresceu muito nos últimos anos. No Brasil, o crescimento econômico e a queda no preço do botox elevou o número de aplicações. Segundo previsões, esse mercado deve atingir um total de US$ 2,9 bilhões em 2018.

Peeling

Outro método bastante usado atualmente é o peeling. Essa técnica consiste na aplicação de ácido na pele para a retirada do tecido morto. O composto torna a região tratada com uma aspecto mais jovem. Um ácido mais natural desenvolvido com base no leite e no açúcar de fruta é o hidroxílico. Alguns cosméticos o utilizam como base. Contudo, o consumidor deve ficar atento se o produto contém também uma fórmula protetora solar, pois o ácido deixa a pele mais sensível aos raios ultravioletas. Em alguns casos, o agravamento de sensibilidade à luz solar e o aparecimento de irritação alérgica ao ácido retinoico surgem como efeitos colaterais.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Tratamento estético com argila

Tratamento estético com argila

Possibilidades

veja mais sobre o tema