fbpx
Logo portal NAMU

O que é

A estrutura da pele da face é tão complexa que muda de pessoa para pessoa dependendo do fototipo cutâneo, da idade e da quantidade de exposição à luz do Sol, entre outros fatores. Em razão disso, ela pode, com a passagem do tempo, se tornar áspera, amarelada, inelástica, fosca e seca.
Quanto menor for o fototipo, ou seja, quanto mais branca for a pele, os cuidados com a exposição ao Sol devem ser maiores. No geral, a pele da face é mais sensível do que a do restante do corpo, mesmo sendo a face a parte frontal da cabeça. Nela, há diferenças entre regiões do rosto. Por exemplo, a pele das pálpebras é diferente do resto da face. O rosto também é a parte do corpo que abriga os órgãos dos sentidos da visão e olfato, além da boca e maxilares.
Os olhos ficam dentro das órbitas oculares e são formados pelas membranas esclerótica, coroide e pela retina. Há também nos olhos uma camada transparente chamada córnea. Os olhos ainda possuem o humor aquoso, a íris e a pupila. Na parte anterior dos olhos encontram-se as pálpebras superiores, as inferiores e os cílios, os quais atuam como protetores da visão. Eles ajudam a proteger e impedir a entrada de corpos estranhos nos olhos.
Há ainda, nessa região da face, os pontos lacrimais superiores e inferiores, por ondem escorrem as lágrimas. Já a musculatura da face fica logo abaixo da pele. Em razão disso ela é capaz de reagir a estímulos, o que facilita e torna mais efetivas as massagens faciais quando as mesmas são feitas diariamente. Tais músculos são denominados “músculos da expressão”. Sua função é fundamental para a comunicação humana. Eles são: prócero, orbicular do olho, risório, orbicular da boca, zigomático, levantador do ângulo da boca, levantador do lábio superior, depressor do lábio inferior, plastima, mentoriano, bucinador, nasal, frontal e corrugador do supercílio. O nervo facial, por sua vez, é divido em uma série de segmentos. São eles: pontino, labiríntico, timpânico, piramidal e extratemporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *