O que é

A hidratação facial é uma forma de deixar o rosto com aparência mais jovial, pois evita o envelhecimento precoce, além de combater rugas e manchas. A pele desidratada tem grandes chances de perder a elasticidade, brilho e apresenta maior facilidade de sofrer escamação.

A pele feminina é menos oleosa que a masculina, em razão dessa diferença, a indústria cosmética criou produtos oil free (livres de óleo), mais indicados para os homens. Porém, mulheres também podem se beneficiar dos produtos com menor ou nenhuma concentração de óleos, pois eles evitam o excesso sebo no rosto, produzido pelas glândulas sebáceas e o acúmulo de gordura provocado gerado pelos cosméticos.

Muitos métodos caseiros e industriais são utilizados para combater os problemas da perda de líquido da epiderme. Os cremes hidratantes, para melhores resultados, devem ser aplicados após o banho ou a limpeza diária, pois é nesse momento que os poros estão dilatados, o que facilita a absorção desses produtos.

Os hidratantes possuem substâncias que formam uma camada que impede a evaporação da água presente na pele.

Algumas das substâncias, umectantes e emolientes, que amaciam e impede o ressecamento da pele do rosto, são a lanolina, uma mistura de gordura obtida da lã do carneiro; o colágeno, proteína animal que dá suporte as partes do corpo, como as cartilagens; e a glicerina, líquido transparente produzido através de vegetais e gordura animal. Os produtos caseiros não utilizam esses componentes, pois são todos feitos a partir de frutas, óleos naturais, água de coco e iogurtes, batidos e conservados.

Possibilidades

Corpo

veja mais sobre o tema