O que é

O bronzeamento é o resultado da exposição da pele à radiação solar de forma involuntária ou intencional. Pode ser feito naturalmente ou com a aplicação de produtos escurecedores ou luzes especiais.

A exposição à luz solar é benéfica por ativar o mecanismo de produção de vitamina D, composto essencial para regular o genoma humano e aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e sua fixação nos ossos. No entanto, a superexposição em horários inadequados e o excesso de radiação solar em longo prazo podem causar câncer e outros problemas de pele.

O método mais simples e conhecido para bronzeamento é o banho de sol. O uso de cremes e bronzeadores com finalidade estética para potencializar o efeito do bronzeamento apesar de comum, não é aconselhável. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de evitar a exposição direta à luz solar entre as 10 e 16 horas, utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar protetor solar adequado ao tipo de pele nas áreas descobertas.

As câmaras de bronzeamento artificial são alternativas para quem deseja obter um tom de pele mais escuro de forma rápida. No entanto, são comprovados os efeitos nocivos que esse método pode causar à saúde humana pela forte exposição à radiação ultravioleta, como melanomas, envelhecimento precoce, queimaduras, lesões oculares e ressecamento da pele. A Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o método com finalidade estética desde 2012.

Possibilidades

veja mais sobre o tema