O que é

Proteção solar consiste em evitar exposição da pele ao sol nos horários de maior insolação. Esse tipo de cuidado muda de país para país. No Brasil, onde a incidência dos raios ultravioleta (raios UV) é grande, o cuidado com a pele deve ser maior. Em razão disso, muita vez, recomendações de dermatologistas norte-americanos ou europeus, por exemplo, não se aplicam às pessoas que vivem em território nacional.

Aqui, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, devemos evitar a exposição ao Sol entre 10h00 e 15h00. Para quem vive no Nordeste, a radiação solar a partir das 9h00 já é considerada alta. Também devemos usar filtros solares de fator de proteção solar (FPS) 30, ou seja, qualquer produto com um FPS menor significa riscos à saúde, pois não será capaz de proteger adequadamente a pele.

A proteção solar é o cuidado mais importante que podemos adotar para evitarmos o câncer de pele. No Brasil, esse tipo de doença produz mais de 180 mil novos casos todos os anos. Os raios UV também são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e problemas oculares. Ao atingir a pele desprotegida, os raios UV produzem um processo complexo associado às reações químicas e morfológicas. Além dos riscos, esses raios são responsáveis por estimular a produção de vitamina D no nosso organismo, a qual, por sua vez, está vinculada ao funcionamento do nosso sistema imunológico e ao metabolismo ósseo.

Possibilidades

veja mais sobre o tema