O que é

Há, atualmente, algumas técnicas de respiração que podem ajudar a melhorar o equilíbrio emocional e reduzir o estresse. Entre as mais importantes estão:

RESPIRAÇÃO CONSCIENTE (REBIRTHING)

A terapia da respiração consciente (rebirthing) é uma técnica de respiração realizada de forma rápida e contínua, chamada de circular, que pode levar o praticante a um estado de hiperventilação (aumento da quantidade de ar inalado). Seus criadores sustentam que a prática é conduzida de forma suave e prazerosa controlando o excesso da saída de gás carbônico. Durante a prática há um favorecimento para que emoções subconscientes sejam liberadas, podendo-se assim, segundo os terapeutas da técnica, trabalhar sentimentos reprimidos como raiva, angústia, ansiedade e tristeza.

O rebirthing é definido por seus praticantes como uma técnica simples e eficiente que ajuda a levar mais consciência e liberdade para a vida. Um dos fundamentos da técnica é acreditar que o nascimento é um momento traumático na vida do bebê. Reviver esse renascimento de outra forma, como a técnica da respiração preconiza, poderia tornar a prática um processo de auto-observação e de crescimento pessoal.

Possibilidades

veja mais sobre o tema