O que é

Técnica de meditação sem vínculo religioso baseada na tradição védica. Consiste na repetição mental de palavras ou frases curtas (mantras) para atingir o estado meditativo. Tal prática impede a manifestação de pensamentos e produz o nível mais profundo de consciência. Usualmente, ela é praticada em períodos de 20 minutos. O indivíduo recebe um mantra pessoal e o utiliza para atingir graus mais intensos de vitalidade, criatividade e alegria interior. A técnica visa abstrair o indivíduo de qualquer estímulo do ambiente, utilizando para tal a repetição de um mantra.

Segundo Maharish:

“Meditação Transcendental é uma técnica natural que permite à mente consciente de modo crescente experimentar estados mais sutis de pensamento, até que a fonte do pensamento, a ilimitada reserva de energia e inteligência criativa, seja alcançada. Essa prática simples expande a capacidade da mente consciente e um homem é capaz de usar todo o seu potencial em todos os campos do pensamento e ação” ¹


¹ Martinetti, R. F. Influence of Transcendental Meditation on perceptual illusion: a pilot study. Perceptual and Motor Skills 43, 822 (1976)

Possibilidades

veja mais sobre o tema