O que é

De acordo com a filosofia taoísta, a meditação é uma das principais ferramentas na busca da paz interior. Quem a pratica busca se libertar das percepções externas para entrar na quietude interior por meio de técnicas desenvolvidas para gerar profundos e benéficos efeitos físicos e mentais.

Sentar-se em quietude, buscar o silêncio interior e unir a mente a respiração são os requisitos básico para meditar. Dispor-se em quietude diz respeito à harmonização do corpo, do coração e da respiração em uma posição sentada, calma e conforme um roteiro específico para facilitar a circulação de energia. Na meditação taoísta, harmonizar o coração é o mesmo que apaziguar a mente e o espírito, enquanto harmonizar a respiração é torná-la natural.

Algumas escolas, como o chi kung e o tai chi chuan, recorrem a técnicas de visualização e concentração que permitem ao praticante utilizar o universo mental e corporal para relaxar o corpo. Os métodos meditativos taoístas são simples e fáceis de praticar, mas exigem inicialmente que o conhecimento seja transmitido pessoalmente, de mestre para aprendiz, pois a execução deve ser precisa e delicada.

Meditar no silêncio e buscar a quietude interior é como levar o corpo e a mente a experimentarem um período de intenso descanso que tem como efeito a reposição da energia e o fortalecimento do corpo físico. A prática diária pode conduzir à expansão da consciência ou ao alcance da plena realização espiritual.

Possibilidades

veja mais sobre o tema