O que é

Forma de meditação alinhada com os preceitos do cristianismo, onde se tem por prática repetir uma palavra ou uma oração específica a fim de conectar-se com a experiência divina.

A meditação cristã data da época dos primeiros monges, conhecidos como “Padres e Madres do Deserto” (séculos 2 e 3 d.C.), e procura colocar o praticante em contato com o próprio espírito.

Para a tradição cristã, a meditação seria como um “orar sem cessar”. Faz arte da prática o estudo dos ideais cristãos e dos textos sagrados. Portanto, é totalmente vinculada ao caminho dos ensinamentos de Cristo.

Os preceitos da meditação cristã foram resgatados na primeira metade do século 20 pelo monge trapista francês Thomas Merton, devido a viagens realizadas por este à Ásia. Seu formato atual foi dado pelo monge beneditino britânico John Main, e prosseguido por seu discípulo, o também britânico Laurence Freeman.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Dom Laurence: cultivar a qualidade da atenção

Dom Laurence: cultivar a qualidade da atenção
Palestras e Entrevistas

Meditação cristã nas escolas

Meditação cristã nas escolas
Palestras e Entrevistas

Meditando com as crianças

Meditando com as crianças

Para pensar

O que a meditação oriental tem a ver com o cristianismo?

A meditação cristã, embora concebida modernamente a partir de um contato com as práticas meditativas orientais, já no século 20, tem ligações com um ramo da Igreja Católica que remonta ao período in...

VEJA MAIS

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema