O que é

Forma de meditação alinhada com os preceitos do cristianismo, onde se tem por prática repetir uma palavra ou uma oração específica a fim de conectar-se com a experiência divina.

A meditação cristã data da época dos primeiros monges, conhecidos como “Padres e Madres do Deserto” (séculos 2 e 3 d.C.), e procura colocar o praticante em contato com o próprio espírito.

Para a tradição cristã, a meditação seria como um “orar sem cessar”. Faz arte da prática o estudo dos ideais cristãos e dos textos sagrados. Portanto, é totalmente vinculada ao caminho dos ensinamentos de Cristo.

Os preceitos da meditação cristã foram resgatados na primeira metade do século 20 pelo monge trapista francês Thomas Merton, devido a viagens realizadas por este à Ásia. Seu formato atual foi dado pelo monge beneditino britânico John Main, e prosseguido por seu discípulo, o também britânico Laurence Freeman.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Dom Laurence: cultivar a qualidade da atenção

Dom Laurence: cultivar a qualidade da atenção
Palestras e Entrevistas

Meditação cristã nas escolas

Meditação cristã nas escolas
Palestras e Entrevistas

Meditando com as crianças

Meditando com as crianças

Para pensar

É possível conciliar a meditação cristã com as práticas orientais?

A recuperação histórica da meditação cristã permite localizar muitos pontos de contato entre as práticas meditativas orientais, presentes em tradições mais antigas do que o cristianismo, e a forma c...

VEJA MAIS

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema