O que é

Musculação é a prática de exercícios físicos de contrarresistência com a finalidade de desenvolver e fortalecer os músculos. Muito popular nas academias de todo o mundo, é um esporte de pouco impacto e com poucos riscos de lesões, principalmente se praticado segundo o aconselhamento de profissionais da área.

A prática beneficia o corpo de diversas maneiras, já que contribui para o controle e manutenção do peso corporal, melhoria da postura, do condicionamento físico e fortalecimento das articulações, tendões e ligamentos. O esporte ainda diminui os riscos de aparecimento de doenças como osteoporose e diabetes. Um estudo publicado em 2002 pelo Journal of Sports Science & Medicine concluiu que a resistência física aumenta a capacidade do organismo de digerir alimentos e estabiliza as taxas de açúcar no sangue. A prática regular da musculação também diminui os riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques do coração, pois aumenta a frequência cardíaca e leva oxigênio e outros nutrientes aos músculos.

É fundamental ter acompanhamento médico antes e durante da prática da musculação. A falta de conhecimento dos riscos e a execução errada ou excessiva dos exercícios pode levar a problemas nas articulações e coluna.

Não há dados precisos que apontem a época exata em que surgiu a musculação, mas algumas pinturas encontradas em tumbas no Egito antigo mostram a prática do levantamento de peso como esporte. Em Olímpia, na Grécia, foram encontradas pedras com entalhes para as mãos, o que dá indícios de que os homens as usavam para disputas de levantamento e arremesso de pesos.

Destaca-se nessa época história de Milo de Crotona, discípulo do matemático Pitágoras que viveu entre 580 e 500 a.C. Ele treinava os membros carregando um bezerro pequeno nas costas, e ganhava resistência e força à medida que o animal crescia. Milo foi campeão olímpico por seis vezes.

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema