O que é

Para quem busca realizar uma atividade física de baixo custo e fácil acesso, a corrida pode ser uma ótima opção. Além de promover o bem-estar físico e mental, a prática regular dessa modalidade auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, melhora os níveis de colesterol, faz bem para o cérebro e ajuda no controle da hipertensão.

Outro atrativo da atividade é o fator financeiro, uma vez que os praticantes têm a chance de poder correr ou caminhar ao ar livre, em parques ou calçadões, não há necessidade de adquirir muitos equipamentos ou dispor de maiores investimentos.

Uma maneira de melhorar o desempenho é procurar usar um tênis de qualidade, de preferência equipado com amortecedores para evitar lesões ortopédicas, e vestir roupas leves e confortáveis. Os dois itens são fundamentais para praticar o esporte com conforto e segurança.

Antes de começar a correr lembre-se de fazer um exercício postural, como alongamentos, para aumentar e manter a flexibilidade muscular e de nunca se exercitar em jejum, procure fazer refeições leves trinta minutos antes de começar. Além disso, é fundamental manter o corpo hidratado e beber água na quantidade certa.

Antes de iniciar os treinos lembre-se de considerar o seu condicionamento físico: cada pessoa possui um limite e é importante respeitá-lo. O ideal é passar por uma avaliação médica para verificar como anda sua saúde.

Os melhores horários para correr

Manhã – As temperaturas são mais amenas, os parques estão mais vazios, o corpo e a mente estão mais relaxados e acelerar o organismo logo cedo traz mais disposição para enfrentar as tarefas diárias. Porém, o treino deve ser mais leve em caso de noites de mal dormidas.

Tarde – A temperatura corporal é mais alta, o que melhora o rendimento muscular. Mas as ruas estão mais movimentadas e sol está forte, o que pode prejudicar o treino. Lembre-se de não correr logo após o almoço para não provocar uma congestão.

Noite – Para aqueles que têm dificuldade em acordar cedo esse é o melhor horário. Além disso, correr durante a noite pode ajudar a liberar o estresse de um dia de trabalho. Procure realizar suas atividades físicas pelo menos três horas antes de dormir. A razão desse cuidado reside no fato de o exercício físico liberar endorfina, o hormônio da euforia, isso deixa o indivíduo desperto e, portanto, pode atrapalhar uma boa noite de sono.

Possibilidades

veja mais sobre o tema