O que é

A Musicoterapia define-se como a utilização da música e/ou de seus elementos, tais como som, ritmo, melodia e harmonia com a finalidade de facilitar a comunicação, o aprendizado, o relacionamento, a expressão e a organização, dentre outros, trazendo benefícios físicos, mentais, emocionais, sociais e cognitivos. O uso da música, neste caso, é prescrita e estruturada na direção de ajudar pessoas com questões emocionais, de comportamento ou dificuldades físicas. É uma ciência da medicina em desenvolvimento que favorece o equilíbrio entre a mente, o corpo e o objeto externo através dos recursos musicais, sendo a música utilizada como um instrumento que favorece o processo ao qual o indivíduo está inserido. Esta definição contem cinco elementos-chave que devem ser considerados:

A Musicoterapia é prescrita: é muito comum musicoterapeutas trabalharem em equipes multidisciplinares e, portanto, a Musicoterapia surge como uma das etapas do tratamento, sendo prescrita por um outro profissional e utilizada em conjunto com outras técnicas. Ainda que não faça parte de um plano relacionado à saúde física, vale ressaltar que a Musicoterapia não se trata de uma brincadeira ou diversão e que, portanto, faz parte normalmente de um conjunto de atividades a serem realizadas em prol de trazer melhoras em algum plano físico ou emocional.

Explore

O que é musicoterapia?

O que é musicoterapia?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Massagem sonora

Massagem sonora
Guia

Clínica Tobias

Clínica Tobias
Palestras e Entrevistas

Musicoterapia

Musicoterapia

Para pensar

Musicoterapia e uso terapêutico de instrumentos são a mesma coisa?

Apesar de ter sido utilizada em diversas culturas e épocas bem variadas, a musicoterapia como profissão só se configurou em meados do século 20. Desde a Antiguidade, é possível observar culturas que...

VEJA MAIS

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema