O que é

A dançaterapia é uma disciplina pedagógica e terapêutica que se relaciona com o movimento corporal e o une à psicologia. O objetivo é propiciar autoconhecimento ao participante, além de desenvolver a criatividade, auxiliar na integração física, social, mental e espiritual.

A principal abordagem terapêutica vinculada à dança é a Dança Movimento Psicoterapia (DMP), baseada no princípio de que o movimento reflete e dá suporte a determinados padrões de sentimento e pensamento. Ela consiste basicamente no uso psicoterapêutico do movimento para melhorar a integração física, emocional, psicológica e cognitiva do indivíduo. Surge do encontro entre a dança e a psicologia e faz parte das “psicoterapias das artes”.

Reconhecendo e dando suporte aos movimentos do cliente, o terapeuta favorece o desenvolvimento e a integração de novos padrões corporais mais adaptados, junto com as experiências emocionais que acompanham essas mudanças. O foco está no comportamento do movimento tal qual ele emerge dentro da relação terapêutica. Pode ser praticado em grupo ou individual, na área da saúde, educação, serviço social ou atendimento particular. O público alvo pode ser desde crianças a adultos, incluindo problemas de aprendizagem, estresse, deficiências físicas ou mentais, autoconhecimento, reabilitação, tanto em programas de promoção de saúde como em clínicas particulares, individualmente, grupo ou famílias.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Balé para crianças

Balé para crianças
Palestras e Entrevistas

Dança contemporânea

Dança contemporânea
Guia

Instituto Brincante

Instituto Brincante

Para pensar

A tecnologia está acabando com as terapias vinculadas à dança?

Justamente pelo fato de o corpo estar muito cindido da mente, pela supervalorização da razão e desconexão com a totalidade, há uma demanda muito grande para práticas alternativas que favoreçam esta ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema