Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Watsu: massagem e alongamento na água para gestantes

O projeto grávidas na água visa atender futuras mães de baixa renda e proporcionar todos os benefícios que a terapia oferece

pixydust8605 / Flickr / CC BY 2.0

Se trabalhada a longo prazo, essa terapia alivia dores, regula o metabolismo e melhora o sistema respiratório

Imagine um momento em que o tempo parece ter parado, e nele você adentra em um espaço onde encontra muita paz e silêncio. Pode sentir a imensidão, como se flutuasse no universo. Pode sentir muito amor e acolhimento, como se flutuasse dentro do útero. Nesse momento, a alegria de existir é evidente, ser mãe é um presente, entender e conversar com seu bebê dentro de você é possível e natural. Pode ser que você durma, pode ser que você sonhe, depois de uma sessão de watsu pode até ser que você ache que de fato viveu um sonho acordada.

Essa descrição é uma tentativa de explicar o que é watsu e o que uma sessão dessa terapia pode ser para uma gestante. Dentro de cada individualidade, a experiência é única e vai de encontro com a abertura e com a necessidade de cada um.

Afinal o que é watsu?

Watsu é uma prática desenvolvida por Harold Dull em 1980, na California. Ele desenvolveu essa técnica ao unir as práticas de massagem e alongamento do zen shiatsu, criadas por Masunaga (Japão), à água. Por isso recebeu o nome de watsu (WAT = water e TSU = shiatsu).

É uma terapia integrativa aquática de flutuação em piscina, aquecida à uma temperatura morna, que varia de 34°C a 35°C, e envolve a união de massagens com alongamentos através de movimentos suaves e rítmicos, que fluem com as águas.

Quantas sessões devem ser realizadas?

Essa pergunta será respondida mediante avaliação, respeitando a individualidade de cada gestante, considerando indicações e contraindicações, bem como necessidades. Poderá ser uma única sessão com efeitos de curto prazo ou sessões semanais com efeitos de curto a longo prazo. Sessões quinzenais ou mensais também são possíveis.

Quais os efeitos/ benefícios na gestação?

A nível fisiológico:

Watsu pode ser direcionado como cuidado e tratamento às necessidades fisiológicas, como alivio das dores lombares, muito comuns na gestação; drenagem de edemas; melhora da respiração, que por vezes esta curta, oferecendo mais oxigênio para mãe e bebê; melhora da circulação e da nutrição do bebê no ventre; trazer leveza corporal; maior flexibilidade; e amplitude dos movimentos.

A nível mental / emocional:

Também pode ser direcionado como cuidado e tratamento psíquico, que transporta ao silêncio da mente. Como um estado meditativo, no qual é possível se entender, acolher, aceitar, se amar e vibrar nos mais elevados sentimentos. Esse estado transmite muita paz e amor ao bebê. Nutrição emocional é o que traduz esse sentimento.

Nível vital:

Pode propor ainda uma experiência de revitalização energética, com a sensação de repor as energias e reequilibrar o que era preciso.

Nível supra mental:

Bem como pode ser uma experiência espiritual, como se estivesse em contato com a fonte da vida no útero da mãe terra.

Resumindo:

Watsu poderá ser a melhor experiência que uma mulher vivenciará grávida, ou até na vida. Ser o convite a estar com ela e seu bebê, a oportunidade de entender seu lugar no mundo, poderá ser inesquecível e não haverá palavras para descrever o que ela vai viver, sentir e os lugares que vai chegar.

Também poderá ser uma experiência bem mais simples, somente um momento de relaxamento com massagem e alongamento, e isso já será muito bom.

Pode ser que receber watsu ainda não seja o momento para algumas mulheres, pois ser acolhida e cuidada, nesse contato que é íntimo, por hora, seja ir longe demais.

Meus agradecimentos sinceros ao mergulho que, junto das mães, eu fiz a cada sessão. Neste texto componho descrições baseadas em seus depoimentos, bem como de minha experiência pessoal em estudar e receber watsu ao longo destes meus seis anos aquáticos.

Conheça o projeto grávidas na água

Esse projeto social visa atender gratuitamente gestantes de baixa renda nas sessões de watsu. Para isso, foi realizada uma campanha de financiamento coletivo no site kikante. Todo o dinheiro arrecadado será direcionado para as sessões, além da realização de uma pesquisa científica e produção de um curta metragem.

O intuito é proporcionar as futuras mães a experiência e benefícios dessa terapia, ou seja, o bem-estar e qualidade de vida materna e fetal. Entre os benefícios a curto prazo que a prática pode proporcionar estão a melhora significativa do sono e relaxamento. Já a longo prazo, além dos anteriores, nota-se melhora no sistema circulatório, respiratório, regulagem do metabolismo e alívio de dores.

A meta é atender 30 gestantes, que receberão oito sessões semanalmente de 60 minutos cada, chamado de grupo de intervenção. Também 30 gestantes que contarão com oito encontros semanais de 60 minutos cada (grupo de controle).

A ideia é registrar todo o processo em um filme de até cinco minutos. Esse curta contará com pequenos vídeos e fotos das sessões, além de depoimentos das gestantes, terapeutas e agradecimentos a todos que apoiaram o projeto. O resultado da pesquisa científica também será abordado, o qual pode ser visto com detalhes no site da plataforma.

Quer apoiar a causa?

Entre no site do projeto e ajude como puder. O valor arrecadado será direcionado ao atendimento das gestantes, mesmo que a meta não seja alcançada. A campanha será encerrada no dia nove de setembro. 


Veja também
Dicas de beleza para grávidas
Pilates para gestantes
Tomar sol durante a gravidez faz mal?