Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Receitas

Chef Neka Barreto ensina a preparar salada com especiarias

Saiba mais sobre

Um caminho natural para a beleza

O uso de terapias complementares e menos agressivas pode trazer resultados surpreendentes em estética

Thinkstockphotos

O poeta Vinicius de Moraes disse uma vez: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. A antiga busca pela beleza é um instinto da natureza humana. Atualmente, existem inúmeros métodos com diferentes níveis de eficácia para tratamentos estéticos que permitem às pessoas atingir o tão sonhado ideal de beleza.

Pretendo apresentar aqui alguns procedimentos estéticos corporais e faciais resgatados dos tratamentos tradicionais menos agressivos e mais naturais a como geoterapia, a massoterapia e a aromaterapia. Minha intenção é mostrar quais são suas reais aplicações na prática clínica.

Tratamento da terra

A geoterapia é a arte de cuidar do equilíbrio integral do corpo utilizando a argila como elemento-chave. É o uso da terra para tratamento e prevenção de distúrbios biológicos1.

De acordo com a enfermeira e acupunturista Graciela da Silva de Medeiros3, os mecanismos de ação da geoterapia ocorrem por meio de:

  • Propriedades piezoelétricas: presença de elementos minerais, como os cristais de quartzo, carregados com energia iônica durante o processo de preparação da argila.
  • Trocas osmóticas de íons minerais com a pele: osmose é a passagem de um líquido do meio menos concentrado para o mais concentrado. Nesse movimento, facilita-se a hidratação da camada córnea da pele quando em contato com a massa de argila.
  • Regulação térmica: em sua forma natural em pó, a argila terapêutica possui efeito de tornar a água mais fresca quando nela adicionada. Dependendo da finalidade do tratamento a ser realizado, utiliza-se argila fria, morna ou quente.

São encontradas argilas em diferentes cores, que são determinadas pela concentração de alguns minerais:

  • Branca (caulinita): rica em sílica, mais utilizada para fins estéticos. A presença desse elemento estimula o colágeno e a elastina. Pode também ter ação clareadora da pele e é eficaz no tratamento de estrias e manchas.
  • Verde (montimorilonita): rica em magnésio, de ação suave, desintoxicante e adstringente. Utilizada principalmente em tratamentos corporais para celulite e gordura localizada.
  • Vermelha (montimorilonita): contém maior quantidade de ferro e cobre. Ativa a circulação e acelera o metabolismo local. Utiliza-se em fase avançada de tratamento e é indicada para tratamentos de pele acneica, inclusive em estágio agudo, com presença de pústula. Também é recomendada para problemas articulares, como artrite e artrose.

O poder das flores

A massoterapia direcionada à estética visa ativar e mobilizar o sistema circulatório e linfático para a eliminação toxinas. Pode modelar o tecido adiposo e estimular a produção de colágeno2.

A terapia da massagem consegue tornar-se mais agradável e eficaz quando associada à prática da aromaterapia, a arte e ciência de usar óleos de plantas aromáticas em tratamentos4. Pode ser aplicada em desequilíbrios corporais, especialmente os dermatológicos, e emocionais.

Apesar de ter múltiplas aplicações, os óleos essenciais são mais comumente empregados em conjunto com os de origem vegetal para unção da pele. São mais eficientes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro. Para isso, basta colocá-los na água do banho ou em compressas.

Na prática

Alguns tratamentos estéticos podem ser elaborados com a integração das referidas terapias naturais:

  • Massagem estética modeladora: técnica vigorosa que combina manobras de drenagem e modelagem dos tecidos, pode ser combinada com cosméticos ativos que promovem a quebra de gordura em tratamentos de redução de medidas;
  • Estética facial: a máscara de argila é eficiente nos tratamentos de acne, rejuvenescimento e manchas da pele. A fangoterapia corporal é um exemplo disso. Um exemplo disso é a fangoterapia corporal, ou bandagem de argila, que consiste na aplicação de cataplasmas localizados, por exemplo, nas coxas ou abdômen, acrescidos de óleos essenciais que potencializam a ação da argila;
  • Tratamento de gordura: os óleos essenciais de laranja amarga, erva-doce e grapefruit são grandes aliados. Para rejuvenescimento facial, os óleos de gerânio e lavanda são mais indicados;
  • Argila, massagem e óleos essenciais. Eles podem trazer benefícios para o organismo, além de complementar e personalizar os tratamentos estéticos corporais e faciais. O paciente sente-se mais à vontade, pois sabe que está fazendo um tratamento não apenas para a beleza, mas para o equilíbrio e bem-estar geral.

Experimente os benefícios

Alguns tratamentos caseiros são fáceis de fazer e muito eficientes. Você pode, por exemplo, realizar uma esfoliação facial com uma mistura aquosa (mais água que pó) de argila branca, massagear com movimentos circulares por toda a face por alguns minutos e depois enxaguar. Na sequência, recomenda-se aplicar uma máscara revitalizante de argila branca que pode ser feita com duas colheres de sopa de pó de argila branca e 50 ml de água mineral ou filtrada que resultará em uma mistura homogênea e pastosa. Com os olhos e lábios protegidos, aplique-a em toda a face e deixe por 20 minutos no máximo. Finalize com hidratante e filtro solar e veja o resultado: uma pele limpa, equilibrada e revitalizada.


Referências

1. BONTEMPO, M. Manual da medicina integral. 3ª ed. São Paulo: Best Seller, 1998.

2. CASSAR, M. P. Manual de massagem terapêutica: um guia completo para massoterapia para o estudante e para o terapeuta. 1. ed. São Paulo: Manole, 2001.

3. MEDEIROS, G. M. da S. de. Geoterapia: teorias e mecanismo de ação: um manual teórico- prático. Tubarão: Ed. Unisul, 2007.

4. PRICE, S. Aromaterapia e as emoções: Como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.