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Abdominais queimam a gordura da barriga?

Estudos demonstram que exercícios de abdômen fortalecem a musculatura, mas não promovem definição

ThoroughlyReviewed / Flickr / CC BY 2.0

Alimentação equilibrada e exercícios adequados são a melhor forma de alcançar resultados estéticos

É comum ver promessas de treinamentos que reduzem a gordura acumulada na região abdominal, mas será que isso é verdade? É possível diminuir diretamente a gordura corporal acumulada em uma região?

É necessário entender que utilizamos fontes diferentes de energia para realizar exercícios e para viver. O tipo de substrato que usamos para realizar qualquer atividade depende da disponibilidade, intensidade e duração do exercício.

Um fato simples é que nunca falta gordura para ser utilizada como fonte energética, mas apesar de ser a fonte mais abundante, ela não é de rápida utilização. Por isso, em atividades intensas e de curta duração nosso corpo tende a utilizar, principalmente, os carboidratos estocados (glicogênio) ou circulantes (glicose) e em atividades de longa duração e menor intensidade, tende a usar a gordura como fonte de energia.

É possível queimar gordura localizada?

A questão é: como conseguimos controlar de onde vem a energia a ser utilizada? O glicogênio ou carboidrato acumulado em determinada musculatura é prioritariamente utilizado, pois já está disponível para uso. Quanto às gorduras, há uma quantidade pequena nas fibras musculares (triglicerídeos intramusculares). Ela está, em sua grande maioria, localizada no tecido adiposo em diversas áreas do corpo. Para queimar essa gordura utilizando a energia das fibras musculares é preciso torná-la circulante e oxidá-la.

Existem diversos estudos comparando a utilização ou não de exercícios abdominais para perda de gordura abdominal, como o estudo publicado no J Strength Cond Res. em setembro de 2011 . Na pesquisa foi analisada a utilização de abdominais em seis semanas por um grupo e outro não. A alimentação foi controlada em ambos os grupos. Ao final das semanas não ocorreu nenhuma diferença no peso corporal, na circunferência ou gordura abdominal dos membros de cada grupo - a única diferença foi na força do abdômen.

A musculatura abdominal têm a capacidade de realizar três diferentes funções: estabilizar a coluna, realizar flexão e rotação do tronco. Todas elas são importantes, mas nenhum dos movimentos queima a gordura localizada.

Esse é o ponto fundamental para realização de exercícios abdominais: o fortalecimento da musculatura do abdômen melhora a capacidade de estabilização da coluna e, consequentemente, a postura. Isso também permite uma maior eficiência nos demais exercícios que necessitem da estabilização da coluna, por exemplo, os movimentos com pesos livres.

Para quem procura resultados estéticos, o exercício abdominal proporciona uma musculatura mais forte, porém não define, a menos que sua porcentagem de gordura corporal esteja abaixo dos 10%.

Como alcançar resultados estéticos?

A melhor forma de alcançar resultados estéticos, além de diminuir medidas, é uma alimentação equilibrada juntamente com uma seleção adequada de exercícios, inclusive os abdominais.

A prática de exercícios aeróbios - corrida, bicicleta, natação e anaeróbios - musculação e corridas intervaladas - são importantes para a manutenção da saúde, além de melhorar a composição corporal. E se engana quem pensa que para perder gordura deve se concentrar somente em exercícios aeróbios.

Foi comprovado que a prática de exercícios de musculação promove redução de peso corporal similar ao do exercício aeróbio com o benefício de ajudar na manutenção da massa magra - Effects of strength or aerobic training on body composition, resting metabolic rate, and peak oxygen consumption in obese dieting subjects. Am J Clin Nutr setembro 1997.

Os exercícios aeróbios ajudam tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças - Aerobic Exercise Reduces Asthma Phenotype by Modulation of the Leukotriene Pathway. Front. Immunol., June 2016 - e são fortes aliados na perda de peso corporal, claro, sempre acompanhado de reeducação alimentar.

O treinamento, portanto, tem como principal função a manutenção da saúde, o fortalecimento das musculaturas e o aumento do gasto energético, que facilitam no processo de perda de gordura. Não existe milagre, mas o exercício físico é parte fundamental para a melhora e manutenção da composição corporal a longo prazo.

Foto 2: Joe Shlabotnik / Flickr: Exercise / CC BY 2.0
Foto 3: Tony Alter / Flickr: I tried this once. / CC BY 2.0