Principais nomes

Peter Singer (1946)

Criador da bioética, o filósofo utilitarista australiano Peter Singer é autor de Libertação animal, obra que narra em detalhes alguns dos métodos industriais mais assustadores no que diz respeito a criação de animais, principalmente galinhas e porcos. Formado em filosofia e história pela Universidade de Melbourne, na Austrália, em 1969, Singer foi para a Universidade de Oxford, no Reino Unido. Lá, ele trabalhou como professor de filosofia e passou a fazer parte de uma associação de vegetarianos. Desde então, adotou o vegetarianismo e se tornou um dos maiores defensores dos direitos dos animais. Seus textos defendem uma expansão da esfera moral, que atualmente inclui apenas os seres humanos, para algo maior, que inclua também os animais. Para tal, ele argumenta que a capacidade de sofrimento somada à capacidade senciente das diversas espécies, ou seja, o que cada animal percebe pelos sentidos, permite defender um tratamento que poupe determinados animais de circunstâncias dolorosas.

Assim, Singer une sua crítica a todos os trabalhos que apontam para substancial contribuição da pecuária às alterações climáticas e poluição do ar, do solo e da água. A defesa dos direitos dos animais aliada ao combate à degradação da biodiversidade pela pecuária acabaram se tornando pedras fundamentais do vegetarianismo.

Atualmente, Singer é professor de bioética da Universidade de Princeton, nos EUA. Em 2013, durante uma palestra no Salão de Atos da UFRGS, na última edição do encontro Fronteiras do Pensamento Porto Alegre, Singer disse que os principais desafios éticos para a humanidade no século 21 eram quatro: pobreza global, mudanças climáticas, tratamento dos animais e como diminuir o risco de extinção de nossa espécie.

Explore

Todo mundo pode ser vegetariano?

Todo mundo pode ser vegetariano?

Vivencie

Guia

Goa Gourmet Vegetariano

Goa Gourmet Vegetariano
Aula e Curso

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser
Aula e Curso

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Para pensar

A ética deve guiar nossa alimentação?

Para muitas pessoas, a questão ética acaba se tornando o principal motivo para adotar uma dieta vegetariana. A grande maioria desses indivíduos acredita que matar animais para alimentação é algo erra...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema