Na prática

A dieta vegetariana basicamente significa adotar uma alimentação sem qualquer consumo de carne. Para os mais radicais, como os veganos, são excluídos até mesmo o consumos de produtos de origem animal — carnes, ovos, leite e seus derivados. Tal dieta só é possível com a ajuda de um nutricionista. Para ser feita corretamente ela deve ser balanceada. Portanto, não adianta parar de comer carnes e seguir consumindo cereais refinados, doces e frituras. Esse tipo de alimentação não trará benefícios. Um estudo publicado em 2011 e feito por Susan Berkow, PhD da Universidade de George Mason, de Washington D.C, nos EUA. Ela e o pesquisador Neal Barnard analisaram 40 estudos diferentes relacionando hábitos vegetarianos e massa corporal.

Eles perceberam que as mulheres vegetarianas pesavam de 6% a 17% menos do que aqueles que comiam carne. E o mesmo ocorria entre os homens: os vegetarianos são de 8% a 17% mais magros. O principal benefício reside no fato de que os vegetarianos adoecem menos do coração. Parte desses benefícios se deve ao fato da dieta vegetariana se diferenciar da onívora (com consumo de carnes) em aspectos que vão além da simples supressão de produtos de origem animal. Os vegetarianos possivelmente fazem um consumo elevado de vegetais e frutas (ricos em vitaminas e fitoquímicos antioxidantes), cereais, leguminosas e frutas oleaginosas (nozes e castanhas), além de sua dieta conter menor quantidade de gordura saturada e, relativamente, maior quantidade de gordura insaturada, carboidratos e fibras. 

Explore

Todo mundo pode ser vegetariano?

Todo mundo pode ser vegetariano?

Vivencie

Guia

Goa Gourmet Vegetariano

Goa Gourmet Vegetariano
Aula e Curso

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser
Aula e Curso

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Para pensar

A ética deve guiar nossa alimentação?

Para muitas pessoas, a questão ética acaba se tornando o principal motivo para adotar uma dieta vegetariana. A grande maioria desses indivíduos acredita que matar animais para alimentação é algo erra...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema