Histórico

Hábitos alimentares saudáveis com exclusão de carne e preferência por alimentos frescos de maior vitalidade fazem parte de um estilo de vida natural praticado por vários grupos de pessoas desde a Antiguidade. Entre eles, estão os essênios, alguns gregos, os budistas, os tibetanos e os yogues, que optam pelo vegetarianismo sob a alegação de seguir a ahimsa, conceito da não provocar sofrimento, pertinente aos Yamas, o conjunto de princípios morais, éticos e espirituais que compõem o yoga.

O filósofo Pitágoras (530 a.C.) foi um dos primeiros a falar sobre dieta vegetariana no mundo ocidental. Platão, Epicuro e Plutarco também defenderam esse tipo de alimentação. Vários filósofos neoplatônicos defenderam uma dieta sem consumo de carne.

Na Índia, os seguidores do budismo e do jainismo, por questões éticas, a matar animais para a alimentação. Para eles, é errado um ser humano causar dor e sofrimento em qualquer criatura. O hinduísmo acabaria também agregando tal conceito à sua ética. Em razão disso, os hindus não matam vacas, que para eles é um animal sagrado.

Na Bíblia Hebraica (Velho Testamento) há textos dizendo que no paraíso os primeiros humanos não comiam carne. Em razão disso, há alguns monastérios que aboliram o consumo de carne.

Explore

Todo mundo pode ser vegetariano?

Todo mundo pode ser vegetariano?

Vivencie

Guia

Goa Gourmet Vegetariano

Goa Gourmet Vegetariano
Aula e Curso

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser
Aula e Curso

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Para pensar

A ética deve guiar nossa alimentação?

Para muitas pessoas, a questão ética acaba se tornando o principal motivo para adotar uma dieta vegetariana. A grande maioria desses indivíduos acredita que matar animais para alimentação é algo erra...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema