Fontes e inspirações

Pitágoras (c. 570-495  a.C), filósofo e matemático grego, não consumia carne com base na teoria da transmigração das almas, segundo a qual a alma passava sucessivamente de um corpo para outro, inclusive para o corpo de outros animais, o que fazia com que o consumo da carne destes fosse comparável ao canibalismo. Dentre outros célebres defensores do vegetarianismo destacam-se

Voltaire (1694-1778), filósofo francês, foi um grande divulgador da dieta vegetariana.

Percy Bysshe Shelley (1792-1822), famoso poeta romântico britânico, foi um vegetariano convicto. Para Shelley, a alimentação produzia consequências físicas e morais. Ela ajuda a definir qual relação o sujeito teria com o mundo natural. Chegou a escrever os famosos ensaios A Vindication of natural diet e On the vegetable system of diet, nos quais defende uma alimentação vegetariana.

Henry David Thoreau (1817-1862), pensador norte-americano, que escreveu obras que influenciaram figuras como Martin Luther King e Gandhi, foi um ardoroso defensor da dieta vegetariana. Seu livro A Desobediência civil é dos pontos fundamentais na história da defesa dos direitos humanos em todo o mundo. 

Liev Tolstói (1828-1910), romancista russo, também defendeu a dieta vegetariana. Ele não apenas foi entusiasta desse tipo de alimentação como a praticou durante boa parte de sua vida adulta.

Explore

Todo mundo pode ser vegetariano?

Todo mundo pode ser vegetariano?

Vivencie

Guia

Goa Gourmet Vegetariano

Goa Gourmet Vegetariano
Aula e Curso

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser

Curso cardapio vegetariano da entrada à sobremesa - teaser
Aula e Curso

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa

Para pensar

A ética deve guiar nossa alimentação?

Para muitas pessoas, a questão ética acaba se tornando o principal motivo para adotar uma dieta vegetariana. A grande maioria desses indivíduos acredita que matar animais para alimentação é algo erra...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema