O que é

Os utensílios domésticos são parte da história das civilizações mundiais. Conforme as sociedades se transformaram esses objetos também se sofisticaram. Desde os primeiros equipamentos para uso doméstico, geralmente feitos de madeira, pedra e cerâmica, até os mais modernos de metal e plásticos, eles ajudaram e ajudam na preparação da nossa alimentação.

No início, a cozinha e seus utensílios tinham uma localização privilegiada nas moradias. No mundo ocidental, isso durou até a Idade Média, quando a cozinha, com a sua lareira, era o local mais centralmente colocado na casa. Depois, com a criação de fogões, armários, pias, a cozinha perdeu espaço e se transformou em um ambiente menor e cheio de equipamentos.

Desde as primeiras facas feitas de pedra, passando pelos garfos de dois dentes dos romanos até modernos como os micro-ondas, os utensílios podem ser utilizados na refeição ou no preparo da comida. Sua história está profundamente ligada à cultura dos povos. No Brasil, por exemplo, há o caso das panelas de barro feitas no Espírito Santo, as quais são fruto direto da cultura herdada dos índios tupi-guarani e transmitidas por várias gerações. Também temos aqui os objetos de cerâmica da arte marajoara.

Possibilidades

veja mais sobre o tema