O que é

A região mediterrânea compreende uma vasta área que inclui países do sul da Europa como Espanha, Grécia, Portugal e França; as nações do norte da África: Marrocos, Argélia, Egito, Líbia e Tunísia; e parte do Oriente Médio com Líbano, Síria e Israel. Todos esses lugares possuem dietas com algumas semelhanças. Baseia-se no consumo diário de frutas, legumes, verduras, cereais e laticínios, em especial o iogurte, e na preferência por pescados em relação à carne vermelha. Há também a utilização regular de azeite de oliva prensado a frio e especiarias em todas as refeições, além da ingestão diária de vinho tinto com as refeições durante o almoço e o jantar, o qual é sempre acompanhado de água. Engloba ainda a prática regular de atividade física, descanso e atividades sociais, incluindo o hábito da culinária.

A dieta mediterrânea não é restritiva. Sua fórmula baseia-se em adotar uma prática de alimentação saudável que se destine a resultados no longo prazo. Por exemplo, aumentar a quantidade de frutas e vegetais na dieta pode elevar a quantidade de vitaminas no corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Vivencie

Guia

Atelier do Azeite

Atelier do Azeite
Guia

D'olivino Restaurante & Empório

D'olivino Restaurante & Empório
Guia

Oliva

Oliva

Para pensar

O consumo de glúten na dieta mediterrânea é um problema sério?

O glúten presente nas massas e nos pães certamente prejudicará a saúde das pessoas celíacas. Caso alguém com esse tipo de doença adote a dieta mediterrânea e consuma produtos com glút...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema