O que é

Alimentos funcionaisOs alimentos com alegações de propriedades funcionais são aqueles que, além da sua composição nutricional básica, quando consumidos na dieta habitual, produzem efeitos metabólicos e fisiológicos benefícios à saúde. Esse tipo de alimento é considerado seguro para o consumo sem supervisão médica e possui componentes cujas funções são mais amplas do que aquelas dos nutrientes já conhecidos. Esses alimentos, além de nutrir, oferecem mais saúde ao organismo.

O conceito de alimentos funcionais (AF) foi proposto oficialmente no Japão, na década de 1980. Depois, nos anos 1990, recebeu a denominação FOSHU (foods for specified health use, na tradução em português “alimentos para o uso específico de saúde”), a qual se refere aos alimentos usados como parte de uma dieta normal e que, além de suas funções básicas nutricionais, produzem benefícios fisiológicos e reduzem o risco de doenças crônicas. Tal princípio foi rapidamente adotado em outras partes do mundo. Entretanto, as denominações, assim como os critérios para sua aprovação, variam de acordo com a regulamentação local ou regional. A legislação brasileira, por exemplo, não define alimento funcional e sim alegações de propriedades funcionais e de saúde de alimentos ou ingredientes.

Os alimentos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde não curam doenças, embora apresentem naturalmente componentes ativos que podem ser capazes de prevenir o reduzir o risco de algumas delas.

Nesse grupo de alimentos estão algumas frutas e verduras, azeite e linhaça, entre outros. Os alimentos funcionais devem demonstrar os seus efeitos em quantidades compatíveis com o que é possível de ser ingerido por meio de uma dieta variada. As alegações de saúde produzida por esse tipo de alimentação devem ser cientificamente demonstradas e apresentar relevância biológica e estatística. Os alimentos fortificados se diferenciam dos funcionais, pois são acrescidos de vitaminas e minerais.

Cuidados

A alimentação saudável como medida de promoção da saúde não pode ser dissociada da adoção de hábitos de vida saudáveis, especialmente da prática de atividade física. Assim, as mensagens das alegações funcionais foram definidas e padronizadas pela ANVISA, a partir de orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), condicionando-se os benefícios alegados pelo consumo do alimento à adoção de uma dieta equilibrada e de hábitos de vida saudáveis.

Explore

O que é alimentação funcional?

O que é alimentação funcional?

Vivencie

Guia

Mandala Comidas Especiais

Mandala Comidas Especiais
Palestras e Entrevistas

Comida brasileira é saudável

Comida brasileira é saudável
Guia

All Light Gourmet

All Light Gourmet

Para pensar

O que são nutracêuticos?

Esse termo não tem significado científico ou legal sendo usado, às vezes, para referir-se a alimentos, nutrientes ou suplementos com características medicinais. Muitas vezes usado para vender suplem...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema