O que é

A nutrição ayurvedica é uma das especialidades da medicina tradicional indiana. Esse sistema holístico ancestral define a saúde como o resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma (atman), a mente (manas) e a energia vital (prãna), e não apenas a ausência de doenças. Os alimentos são considerados sagrados e a alimentação adequada é um dos principais pilares da saúde. Na prática, nutrição e medicina são indissociáveis. Todo médico ayurvédico tem amplo conhecimento da nutrição e prescreve dietas, observando características biopsicosociais individuais para manutenção da saúde e/ou com finalidade dietética. Essa nutrição busca, portanto, prevenir ou curar desequilíbrios e doenças.

Em sânscrito, ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional são seus objetivos. Esse tipo de alimentação raramente trata os sintomas. Na verdade, ela busca evitar que eles apareçam através de uma dieta equilibrada. Portanto, o princípio básico da alimentação ayurvedica é prevenir e manter a saúde do corpo e da mente por meio de uma dieta e um estilo de vida harmonioso.

O fundamento da alimentação ayurvédica é o seguinte: buscar equilíbrio entre os três humores biológicos, os doshas. Cada uma das doshas é ligada, de maneira predominante, a um elemento específico.

As três doshas são vata, onde predomina o elemento ar; pitta, na qual há o predomínio do elemento fogo; e kapha, com predomínio da água.

Segundo a ayurveda, cada pessoa possui uma específica combinação física, mental e emocional. Essas características pessoais dividem-se, basicamente, nos três tipos de perfis (doshas). Todas as pessoas, no entanto, têm em si um pouco de vata, pitta e kapha. A alimentação ayurvédica busca balancear a relação entre essas três forças.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Rotinas alimentares ayurvédicas

Rotinas alimentares ayurvédicas
Palestras e Entrevistas

Alimentação ayurvédica

Alimentação ayurvédica

Para pensar

Podemos considerar a dieta um dos principais fatores da ayurveda?

Sim, porém é importante lembrar que a dieta ayurvédica muda de pessoa para pessoa em razão de fatores como idade, sexo, doshas e outros. É com base em uma prescrição alimentar específica que o indiv...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema